Quando é dia de organizar a caixinha de remédios, é comum encontrarmos alguns que já passaram do prazo de validade. É claro que eles devem ser descartados imediatamente, mas existe um problema corriqueiro: nem todo mundo sabe a maneira correta de fazer o descarte destes medicamentos.
Ao MinhaVida, Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo Ideais, explica que ao descartar remédios de forma inadequada, você pode colocar o meio ambiente e a saúde pública em risco. Entenda melhor a seguir!
Leia também: 38 remédios aos quais todo cidadão brasileiro tem direito a pegar de graça e você pode não saber
Os riscos de descartar medicamentos de forma incorreta
Entre os principais riscos do descarte incorreto de medicamentos, a especialista lista:
1 - Contaminação ambiental
"Medicamentos descartados no lixo comum ou no esgoto podem infiltrar-se no solo e alcançar lençóis freáticos, rios e lagos. Mesmo em pequenas concentrações, essas substâncias podem causar efeitos tóxicos em ecossistemas aquáticos. Estudos demonstram que resíduos de medicamentos também podem contaminar fontes de água potável, representando um risco crônico à saúde humana".
2 - Desenvolvimento de resistência microbiana
"O descarte inadequado de antibióticos pode promover o surgimento de bactérias resistentes, tornando infecções mais difíceis de tratar e aumentando o risco de surtos de doenças resistentes a medicamentos".
3 - Intoxicações e acidentes domésticos
...
Veja também
Esses são os sinais que o seu corpo dá de que você pode ter alergia a lactose e outros alimentos
Essa pode ser a solução para se livrar do "tchauzinho" de vez, segundo especialista
Essa pode ser a verdadeira razão por trás das suas dores de cabeça constantes
Para clarear os dentes de forma natural você deve adotar esses 4 truques na sua rotina