A esponja está presente em quase todas as casas brasileiras e faz parte do ritual de lavar as louças após as refeições. Porém, segundo um estudo publicado em maio deste ano no Journal of Applied Microbiology, esse costume pode ser nocivo à saúde, já que o instrumento acumula bactérias, especialmente a Salmonella.
Em entrevista ao jornal O Globo, Trond Moretro, um dos autores do estudo, explicou que as esponjas possuem estruturas internas muito grandes em que as bactérias podem se ligar. Para somar, resíduos de alimentos também podem se acumular em pequenas aberturas das esponjas, favorecendo o crescimento de micro-organismos.
No entanto, o pesquisador afirma que, apesar de resistirem ao enxágue com água corrente e sabão, a maioria das bactérias não são prejudiciais. Mas é preciso ter atenção ao lavar pratos e equipamentos com resíduos de carne crua, já que as esponjas podem ser contaminadas por Salmonella e Campylobacter, bactérias nocivas à saúde.
Como o estudo foi feito?
O objetivo da pesquisa foi entender o nível de concentração de bactérias em esponjas em comparação com escovas para lavar louça. Além disso, os autores também investigaram quais seriam as melhores práticas para reduzir o índice e a sobrevivência de bactérias nocivas à saúde, como a Salmonella.
...
Veja também
Joelho estalando: por que isso acontece? É normal?
Lavar a louça com esponja traz riscos à saúde; entenda!
Ser solteiro aumenta o risco de morte por problemas cardíacos