Você sabia que boa parte do que acumulamos em casa não nos tem mais serventia? E uma das maiores causas de bagunça é justamente o acúmulo desses objetos ou roupas que não são mais usadas. Praticar o desapego pode ter muitas vantagens: além de abrir espaços, você ainda pode dar uma nova utilidade a tudo o que está estocando, doando para quem precisa.
Comece incluindo na sua rotina a seguinte regra: quando comprar um objeto ou roupa, outro precisa sair. Faça disso um hábito e resista à tentação de ter diversos modelos do mesmo utensílio, por exemplo.
Uma dica é separar tudo o que você tem da mesma categoria. Isso vai fazer você ter a dimensão de quantas coisas parecidas tem em casa e qual a real necessidade delas permanecerem ali.
Saiba descartar
Já parou para pensar quantas vezes usou ou precisou daquele objeto que está ocupando espaço na sua casa? Se você nem lembra da resposta, chegou a hora de dar um novo lar para ele! Muitas coisas estão guardadas por puro apego e nem serventia têm mais.
Para ajudá-lo nessa missão, dê visibilidade aos objetos ou utensílios. Muitas vezes eles estão guardados em locais de difícil acesso. Deixe-os à sua disposição para saber qual a real necessidade deles estarem na sua casa. Se ainda assim não for usado, descarte.