As roupas, sapatos e alguns cantos da casa correm o risco de acumular mofo, especialmente em cidades úmidas. Isso porque sempre tem aquele cantinho na casa que não recebe raios do sol. É por ali mesmo, nas épocas geladas, que o mofo começa a aparecer. Mas fique tranquilo, com alguns cuidados, ele vai passar longe da sua casa!
Sol é um aliado: sabe aqueles dias lindos de sol? Aproveite para tirar do armário roupas e sapatos e deixá-los expostos por um tempo. O mesmo vale para os edredons e as roupas de cama. Você pode até fazer isso esporadicamente, mas não deixe guardadas por meses algumas peças, pois elas podem acumular mofo.
Circulação de ar: deixar a janela aberta por algumas horas, todos os dias, também vai afastar o mofo da sua casa. Além disso, casa fechada permite que outras bactérias se acumulem. Deixe que o ar da rua circule por todo o apartamento!
Limpe com frequência: os azulejos, especialmente os do banheiro, são os que mais sofrem com o mofo nas épocas geladas. Quando for fazer faxina, não esqueça de dar uma atenção especial à área, principalmente nos rejuntes, para não deixar que o mofo acumule.
Afaste armários: regularmente, afaste os armários da parede e deixe circular um pouco de ar nessas áreas. São nesses cantinhos que o mofo pode acumular e você nem vai ver.
Livre-se dos alimentos vencidos: outro lugar que precisa de atenção na batalha contra o mofo é a sua geladeira! Não deixe por muito tempo alimentos que já venceram, se você não quiser se deparar com eles em péssimo estado e deixando o espaço todo cheio de bactérias. Fique sempre de olho nos prazos de validade!