Surgiu um encontro inesperado e aquela peça que você tanto queria usar está… no cesto de roupas sujas. Você já se viu nessa situação? Para nunca ter contratempos como esse, é fundamental organizar a rotina de lavar as roupas. E isso não inclui somente as peças pessoais, mas toalhas, lençóis e os panos de prato.
Você pode começar determinando quantas vezes por semana pretende deixar as roupas limpas. Lembre-se que os lençóis precisam ser trocados semanalmente, toalhas a cada três dias e os panos de prato também. Mas isso não significa lavar todos os dias, a frequência varia de acordo com sua rotina.
Depois de avaliar e montar um cronograma, separe por cores: coloridas, brancas e pretas. Sempre tem aquela peça que solta um pouquinho de tinta, que precisa estar excluída desse grupo para ser lavada separadamente. Depois chegou a vez de montar as pilhas de acordo com a sujeira acumulada e com o tipo de tecido. Separe também as delicadas, que precisam ser lavadas à mão.
Vá eliminando a sujeira de acordo com a necessidade de uso. O clima deve também influenciar nessa missão. Se estiver úmido, por exemplo, evite lavar roupas muito grossas. E fique sempre de olho nas etiquetas dos tecidos para saber as indicações de lavagem.
Não se esqueça de retirar moedas e tudo mais que possa estar dentro dos bolsos, os objetos podem danificar a máquina. Lembre-se de deixá-los para fora para eliminar completamente a sujeira. Ah e não se esqueça de deixar também sempre os zíperes e os botões fechados para proteger a roupa.