Tem pets no apartamento? Saiba como limpar os ambientes

Cães e gatos costumam causar odores e soltar pelos que podem ser facilmente removidos

4 jan 2018 - 10h00

Você não precisa abrir mão de ter um bichinho só porque mora em apartamento. Mesmo em espaços restritos, dá para organizar um cantinho exclusivo para o pet e manter a limpeza dos demais ambientes em dia. É só adotar alguns hábitos fáceis de serem incorporados à rotina.

Escovar o pelo dos animais ajuda a evitar fios espalhados pelos ambientes
Escovar o pelo dos animais ajuda a evitar fios espalhados pelos ambientes
Foto: Shutterstock

Limpar pelos soltos

Publicidade

Se os pelos estiverem concentrados em um local específico, um aspirador resolve o problema facilmente. Se não, você pode utilizar uma esponja ou pano molhado para recolher os pelos que ficam espalhados.

Lembre-se de escovar os bichinhos todos os dias, principalmente se eles tiverem pelo longo. Isso ajuda a evitar o acúmulo de fios pela casa.

Remover manchas de urina

Mesmo que seu bichinho de estimação seja treinado para só usar a caixa de areia ou o jornal, tenha em mente que acidentes acontecem. É muito importante remover as manchas de xixi de cães e gatos porque elas contêm bactérias e germes que podem causar doenças. Além disso, a amônia presente na urina faz com que o cheiro fique no local mesmo depois de limpo.

Publicidade

Primeiro, use um papel-toalha para absorver a urina. Faça isso ainda enquanto a mancha estiver molhada. Depois, aplique um produto para desinfetar o local, como VIM Cloro Gel. Além de remover a sujeira, elimina bactérias e vírus. Lembre-se de ler o rótulo para certificar-se de que você pode aplicar o produto naquela superfície.

Evitar mau cheiro

Cães e gatos têm um odor natural, que pode ficar impregnado nos ambientes. Os donos da casa podem não sentir, mas quem não está acostumado costuma perceber.

Lave as áreas de alimentação do seu pet pelo menos uma vez por semana, e tente mantê-lo sempre limpo, com idas regulares ao pet shop. Consulte o veterinário para saber qual é a frequência indicada para cada raça.

Vale também investir nos aromatizadores de ambiente. Eles não eliminam o odor dos bichinhos, mas ajudam a deixar a casa mais perfumada.

Outras dicas para cuidar do pet no apartamento:

Publicidade

Os animais precisam de um espaço separado para fazer a alimentação e as necessidades básicas; pode ser na área de serviço, por exemplo, ou em uma dependência de empregada;

Não esqueça de higienizar as caminhas e cobertores; o ideal é que seja feita uma limpeza a cada 15 dias

Ensine o cachorro a urinar no local adequado; uma das maneiras de fazer isso é presenteá-lo com um biscoito quando ele acertar

Fonte: CA
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se