Mário Henrique, influenciador e CEO da HSA Digital, compartilhou recentemente sua visão sobre temas que estão moldando o futuro do empreendedorismo digital, incluindo regulamentação da profissão de criadores de conteúdo, a evolução da inteligência artificial e estratégias para diversificação de negócios.
Em relação à regulamentação da profissão de influenciador, Mário destaca os benefícios da transparência e da formalização. "A questão da regulamentação é super positiva, até porque essa transparência vai viabilizar que a gente tenha um contato melhor com as marcas, né? E as marcas também consigam ter um contato melhor com as agências e os criadores de conteúdo. Para os criadores de conteúdo, a regulamentação da profissão é muito boa justamente pelo fato de que você será reconhecido. Você consegue resolver parte de NCS, não só fazendo isso por meio de MEI, mas também de outras formas", afirma.
Influencers precisam diversificar seus negócios
Mário também compartilhou sua estratégia para diversificar seu trabalho no futuro próximo. "Sobre a estratégia para diversificar formatos em novas plataformas em 2025: por incrível que pareça, o que estou fazendo agora para diversificar o meu trabalho é abrir uma produtora. Basicamente, é como se fosse uma roda gigante. Então, ao invés do dinheiro que eu pago para empresas de audiovisual produzirem os conteúdos dos meus implementadores de publicidade sair das minhas mãos, ele vai continuar girando na minha mão porque estou abrindo essa produtora", explica.
No que diz respeito ao impacto da inteligência artificial no setor, Mário reconhece tanto as oportunidades quanto os desafios que ela apresenta. "Esse momento é muito difícil porque estou tendo que estudar bastante sobre isso. A IA é uma linha tênue, e não sabemos como será daqui a três anos. Ela é muito boa, muito positiva, mas as pessoas precisam aprender a usá-la. Um grande problema da IA é que ela vai substituir muita mão de obra humana. Ela será benéfica para as marcas e os criadores, mas, em contrapartida, o impacto no mercado de trabalho será complicado. A IA é rápida, faz o que você quer na hora que você quer e, principalmente, será sempre jovem. Por exemplo, ela pode manter a imagem de um criador como o Mário Henrique aos 15 anos, mesmo quando ele tiver 50. Isso é extremamente complexo", analisa Mário.
O futuro da HSA Digital também inclui a expansão e o crescimento, com um foco particular em diversificação e em uma gestão mais estruturada. "Entre os principais métodos da HSA para 2025, um é fechar o casting com 30 criadores de conteúdo que tenham uma produção de conteúdo de altíssima qualidade. Outra meta é a inauguração do escritório físico da HSA, não mais apenas o escritório que funciona na minha residência. Também temos a expectativa de dobrar o faturamento este ano, contribuindo para a criação de campanhas mais éticas, inclusive sociais, além de campanhas de influência", conta Mário.
O poder das causas sociais
A visão de Mário sobre as campanhas também reflete sua crença no poder de causas sociais. "Essa contribuição das campanhas é muito legal porque trabalhamos em três frentes: HSA, criadores de conteúdo e marcas. Fazemos questão de incluir nos projetos das marcas iniciativas sociais e causas. Isso é importante porque tudo o que se torna nobre automaticamente atinge uma massa maior de público", explica.
Por fim, Mário compartilhou seu pensamento sobre o cenário atual dos criadores de conteúdo no Brasil, onde a competição é acirrada. "O maior desafio de trabalhar com criadores de conteúdo atualmente é a quantidade. O Brasil é o país com mais criadores de conteúdo no mundo: são mais de meio milhão de influenciadores. A concorrência é muito grande. Obviamente, isso faz com que, todos os dias, tenhamos que tornar os nossos criadores de conteúdo produtos de destaque, com conteúdos únicos, genuínos e que transpareçam verdade", finaliza Mário.