O uso da máscara de dormir é uma escolha pessoal. Enquanto algumas pessoas podem considerá-la desconfortável, outras afirmam que dormem melhor quando usam o acessório. De qualquer forma, alguns estudos mostram que a máscara pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Isso porque a principal função da máscara de dormir é inibir a luminosidade, já que ela pode afetar a qualidade do sono e até o desempenho mental no dia seguinte, conforme explica Mário André Leocadio Miguel, doutor em fisiologia humana e representante do Conselho de Cronobiologia da Associação Brasileira do Sono.
"A luz possui o efeito agudo de atrapalhar o início do sono, elevando as chances de desordens como a insônia. Mesmo intensidades ridiculamente pequenas de luz têm potencial de perturbar nosso sono, bloqueando a liberação de melatonina e aumentando a excitação do nosso cérebro".
A melatonina é fundamental para dormir bem, pois é o hormônio que estimula o sono. E a luz inibe a produção de melatonina, o que dificulta o adormecer. Por isso, a máscara de dormir bloqueia a incidência de luz nos olhos, permitindo que o corpo relaxe e o cérebro inicie a liberação do hormônio.
Como escolher a máscara de dormir ideal?
Para aproveitar os benefícios da máscara de dormir, no entanto, é importante utilizar um modelo que bloqueie totalmente a luminosidade, mas que também seja confortável para usar no rosto. Para te ajudar a escolher a máscara de dormir ideal, o especialista separou algumas dicas:
- Prefira máscaras mais leves, macias, flexíveis e hipoalergênicas. O tecido de algodão é o mais confortável;
- É fundamental verificar o tamanho da máscara, tanto em relação à sua proporção para o encaixe no rosto quanto à circunferência da cabeça;
- Verifique o tipo de fechamento. As melhores são confeccionadas com um velcro que possibilita também sua regulagem, proporcionando mais conforto,
- Prefira máscara de cores escuras (como marrom ou preto), pois as claras podem permitir a passagem da luminosidade.