Médica explica os riscos do sobrepeso na gravidez

Saiba os cuidados necessários para ter uma gestação saudável

1 abr 2023 - 12h02
(atualizado às 16h59)

Viih Tube revelou recentemente quantos quilos ganhou agora que está na reta final de sua primeira gestação. Em stories no Instagram, a influenciadora, que está grávida de 7 meses, contou que ganhou 22 quilos desde o início da gravidez

"Fiz todos os exames de curva glicêmica e pressão e está tudo bem. Então, é mais a parte estética mesmo, que neste momento não me incomoda em nada. Estou bem tranquila quanto a isso, amando meu corpo, o processo, minhas fases", disse a ex-BBB, que ainda afirmou ter comido "o que quis" durante o período.

Publicidade

Mas, mesmo estando saudável, o peso de Viih Tube está acima do recomendado pelos médicos. De acordo com a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, o ideal é que a gestante ganhe entre 7 e 15 kg, dependendo do seu IMC (Índice de Massa Corpórea). 

"Durante os 3 primeiros meses não deve haver ganho expressivo de peso. Normalmente há um ganho inferior a 2 kg, deixando o ganho maior para meses subsequentes onde há um crescimento mais importante do bebê. Depois do quarto mês em média, em uma gestação saudável a mulher ganha, em média, 0,5 kg por semana", explica. 

Ela conta que o aumento de peso na gravidez ocorre devido às mudanças sofridas pelo corpo, que representam um ganho de 3,5 a 4 kg até o fim da gestação. Por isso, a gestante precisa de uma

Ganho de peso excessivo pode causar complicações na gravidez -
Ganho de peso excessivo pode causar complicações na gravidez -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

que contribuem para sua saúde e o desenvolvimento saudável do bebê. Segundo a médica, os mais importantes são vitamina D, ácido fólico, vitaminas do complexo B e ferro. 

Publicidade

Riscos e cuidados

O ganho excessivo de peso na gravidez pode aumentar o risco de doenças como hipertensão, diabetes gestacional ou eclâmpsia. Por isso, a especialista orienta que a gestante faça visitas regulares ao médico para um acompanhamento apropriado. 

"Se o ganho de peso for muito elevado pode iniciar uma dieta com calorias adequadas e exercícios físicos, desde que não haja contraindicações que impeçam a atividade física regular", conclui Vilela.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se