É difícil colocá-los na cama, a comida não agrada, se recusam ir com os avós, insistem em continuar assistindo TV, resistem em usar aquela roupa ou até mesmo a calçar os tênis. Não importa o que você diga como pai, seu filho sempre responde com uma reclamação e tudo se transforma em uma constante batalha.
Acontece que a culpa não é sua, e muto menos do seu filho. Isso porque a partir dos 2 anos e meio de idade as crianças começam a reclamar mais como uma estratégia habitual de regulação emocional. Katia Aranzabal Barrutia é psicóloga de crianças e adolescentes e explica que, como pais, "devemos ensiná-los que eles podem ter nossa atenção e sem a necessidade de reclamar o tempo todo".
Por que as crianças reclamam constantemente?
Uma pesquisa mostrou que o choro das crianças é um dos sons que mais distrai o planeta. Mas é um sinal de que algo não está certo. A psicóloga Jessica Michaelson explica que os adultos têm uma linguagem mais sofisticada e podem articular as necessidades de ajuda sem reclamar, mas uma criança não.
Mas há outro motivo, além de uma forma de regulação emocional, que faz com que as crianças reclamem mais: pode ser um comportamento que foi aprendido, criado para fazer com que os adultos lhes dêem o que querem, como explica a especialista Jessica Michaelson.
...
Veja também
"Meu filho reclama de tudo": como evitar os protestos constantes das crianças, segundo a psicologia
Se o seu filho apresenta esses 7 sinais, tome cuidado! Significa que ele é viciado em telas
Isso é o que acontece quando superprotegemos demais nossos filhos e não os deixamos viver plenamente
Se você quer ser admirado pelos seus filhos, você deve adotar esses 4 comportamentos