Vocês se lembram do color block? Aquela tendência de fazer looks com blocos de cor, que virou febre lá pelo ano 2011? Pois bem, agora essa proposta chega chegando de novo, com misturas menos óbvias, em tons suaves ou quentes. E recebe outro nome: tonalismo. Dá para usar ton sur ton, cores opostas ou complementares. O novo trending fashion desembarca para tirar a monotonia de qualquer look.
Fernanda Lima, apareceu com um look em tonalismo no PopStar de domingo (13). Outras famosas também já usaram a tendência. Carolina Dieckmann, Iris Stefanelli, Sabrina Sato, Isabella Fiorentino, Helena Bourdon, Ana Maria Braga, Fernanda Motta são algumas delas.
#ficaadica1: Para escolher os tons, veja o que mais fica combina com seu tom de pele, especialmente na parte de cima do look. Para saber o que mais valoriza seu tom de pele, coloque a peça próxima do rosto e olhe-se no espelho. Se a cor deixar sua expressão alegre e saudável, é essa que você deve escolher. Descarte os demais tons que deixam sua expressão para baixo, triste.
#ficaadica2: O tonalismo, ou color block, pode vir com cores análogas (azul e verde ou laranja e vermelho, por exemplo) ou complementares (rosa e azul, amarelo e violeta, por exemplo). Veja as cores que mais combinam com seu estilo e se jogue.
#ficaadica3: Se em 2011, quando a tendência estourou, os tons fortes eram as vedetes, agora é possível fazer combinação com tonalidades mais leves e suaves, como bege e rosa, por exemplo.
#ficadica4: Apenas o uso de uma blusa em tom forte, como laranja, vermelho ou rosa, com uma calça jeans, já entra na onda do tonalismo.
#ficaadica5: Na hora de combinar as cores, lembre sempre que tons mais escuros escondem e tons mais claros valorizam a região onde estão. Assim, se tiver quadris grandes e quiser disfarçá-los, use cores fechadas abaixo da cintura. Se quiser disfarçar seios, leve a tonalidade mais fechada para cima. E vice-versa.
Veja como nossas famosas estão usando e inspire-se.
Fernanda Lima: vermelho e rosa
Fernanda Lima, com o styling de Rodrigo Grunfeld, usou no Popstar look com cores análogas assinado por Cris Barros. A blusa vermelha, com gola em babado, complementa a minissaia rosa. O roxo do sapato Yves Saint Laurent fecha com chave de ouro o tonalismo com cores que estão próximas nas cartela de cores.
Iris Stefaneli: azul e verde
A apresentadora Íris Stefanelli aposta no tonalismo em cores análogas não muito estridentes. A camisa de laço verde fez uma ótima combinação com a saia jeans, com textura e barra de babado.
Sabrina Sato: azul e laranja
A apresentadora Sabrina Sato apostou na combinação complementar (cores que estão distantes na cartela de cores) para cmpor esse look com vestido azul assinador por Gloria Coelho e bota laranja Louis Vuitton. A bota alta e em cor forte é também uma das tendências atuais.
Isabela Fiorentino: azul e amarelo
Isabella Fiorentino, companheira do nosso colunista Arlindo Grund, no programa Esquadrão da Moda, do SBT, apostou na calça cenoura azul e na blusa amarela. Outras duas cores complementares, que ficaram ótimas nela. O amarelo na parte de cima deixou o visual com aspecto saudável, mesmo sendo um tom que puxa para o mostarda. A calça azul-escura, mesmo no modelo cenoura, deixa os quadris mais discretos.
Carolina Dieckmann: azul e rosa
O azul dos jeans é uma ótima forma de criar o tonalismo, como nesse look de Carolina Dieckmann. A atriz combinou o azul com o rosa, duas cores complementares. Veja que a composição, além de despojada, é também suave e jovem.
Ana Maria Braga: laranja e azul
Outra opção com jeans é esse look de Ana Maria Braga, usado em um de seus programas matinais. O tricô laranja da Osklen ganha destaque com o jeans azul índigo. Veja como o laranja deixa a expressão da apresentadora alegre e saudável. Ótima escolha.
Helena Bourbon: laranja e rosa
A blogueira Helena Bourbon combinou as cores análogas laranja e rosa no lançamento da coleção Bright Colors Le Lis Blanc, na terça (15), que contou com a presença de Juliana Paes e Bruna Marquezine.. Veja como as cores aparecem não tão elétricas, mas assim mesmo deixam a produção alegre e elegante.
Fernanda Motta: rosa-millennial e nude
A modelo Fernanda Motta apostou na combinação de dois tons suaves: o rosa-milennial, a cor do momento, usado na calça tipo cenoura, e o nude no casaco. Esta é a prova de que o tonalismo não precisa aparecer em tons muito fortes. A elegância da combinação evidencia isso. Parabéns.