Cervejaria artesanal usa água com qualidade da cidade Pilsen

Localizada em Monte Verde, a cervejaria Fritz escolheu o distrito em Minas Gerais devido às propriedades da água semelhantes às encontradas no município da República Checa

9 jun 2014 - 10h13
(atualizado às 10h15)

Ele se formou mestre cervejeiro em 1972, na Technische Universität Berlin, trabalhou por 25 anos na cervejaria da Brahma, em Jacareí, até que se cansou de seguir a mesma receita. “Lá você faz aquilo que é mandado, não pode criar, mas na microcervejaria pode”, contou Jörg Franz Schwabe. Em 1993, Schwabe decidiu instituir sua própria marca e escolheu um lugar remoto, a 1.650 acima do nível do mar, para instalar o novo negócio. O motivo, ele explica logo no início da visitação à cervejaria Fritz, hoje com mais de 20 anos de existência: “a água de Monte Verde tem propriedades similares a da cidade de Pilsen, na República Checa”.

Publicidade

Simpático e vestido com trajes típicos alemães, o mestre cervejeiro é quem lidera os passeios e degustações na fábrica para grupos agendados e, em seu discurso, o mérito para o sabor e qualidade do chope e cervejas produzidos pela Fritz é da água. Desde o início da década de 1990, Schwabe investe em bebidas típicas alemãs, adaptadas ao clima tropical. “Brasileiro não gosta de cerveja muito forte como na Alemanha”, justificou. A primeira criação do cervejeiro, a Natur Beer, segue a mesma receita desde o início. “É uma fórmula que eu já tinha quando estava trabalhando na Brahma”, contou.

Apesar de conhecer os mais variados tipos de cerveja, Schwabe se esquivou da escolha da melhor. Segundo ele, “tudo depende do paladar”. O mercado para cervejas artesanais está crescendo e o Estado de Santa Catarina é o que está na ponta das cervejarias especializadas no segmento, afirmou Schwabe. “Diminuíram o imposto ICMS lá, enquanto em outras regiões ainda continua muito alto. No Brasil, pago taxas anuais do mesmo valor que a Brahma, também taxas de meio ambiente iguais às cobradas da Petrobrás”, contou. O cervejeiro acredita que a medida de incentivo às microcervejarias deve chegar a Minas Gerais e Rio Grande do Sul “em breve”.

A Fritz atualmente é uma rede e conta com seis restaurantes que trabalham com a marca em São José dos Campos, Campinas, Taubaté, Indaiatuba e Americana. Na unidade de Monte Verde, além do restaurante, os turistas podem fazer passeio pela fábrica, aprender sobre a preparação de cervejas artesanais e provar chope direito do tanque. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações