Todo mundo ama miojo hoje em dia. Prático, rápido e fácil, o prato de origem oriental se tornou uma grande sensação da cozinha rápida. Especialmente nas grandes cidades, onde o tempo é curto e a fome grande.
Macarrão instantâneo está sempre lá para você, esperando para ser cozinhado e, no máximo, em cinco minutos matar a sua fome. Tendo isso em vista, o Huffington Post listou 10 curiosidades sobre o miojo que você provavelmente não conhecia.
1. Primeiro macarrão instantâneo comercializado era produto de luxo
O que hoje é produto popular, no passado era coisa de gente rica. No Japão, quando chegou ao mercado, em 1958, era um dos produtos mais caros no setor de culinária. Na época, o prato era comercializado pela Nissin.
2. É a comida mais popular em prisão americana
Pode acreditar. O Cup Noodles é a comida preferida dos presos na prisão de Rikers, em Nova York. O local compra os produtos por um valor baixo, cerca de 35 centavos.
3. Apenas sabores orientais e de chili são verdadeiramente vegetarianos
O mito de que miojos não contém substâncias retiradas de animais não procede. Os sabores de carne e frango, por exemplo, carrega em seus ingredientes gordura animal. Ou seja, não pense que, por não estar comendo pedaços de carne, você não vai estar comendo carne.
4. Tem quem coma miojo cru
Sim, isso acontece. E muito. Não são poucos os que não conseguem esperar os 3 minutos que o macarrão costuma demorar para ficar pronto e comem cru de uma vez. David Chang, fundador do restaurante Momofuku, um dos pioneiros em servir macarrão instantâneo, é uma dessas pessoas.
5. Japoneses devem nome de macarrão aos chineses
Ramen, nome original do macarrão instantâneo, vem da palavra lo mein, um outro macarrão inventado pelos chineses séculos atrás.
6. China é o país que mais come macarrão instântaneo
Nenhum país no mundo come tanto macarrão instantâneo quanto a China. Em 2013, por exemplo, os chines consumiram mais de 46 milhões de pacotes do macarrão.
7. Japoneses consideram o macarrão instantâneo sua melhor invenção
Que mané tecnologia. Os japoneses gostam mesmo é de macarrão instantâneo e, para eles, essa foi a maior criação do país em todos os tempos, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Fuji.
8. Você gastaria pouco mais de R$ 300 por ano se comesse macarrão instantâneo todos os dias
Tomar a decisão de só comer miojo pode ser algo muito bom para suas economias. O preço baixo faria com que você tivesse um custo baixíssimo para manter a barriga cheia. De miojo, claro.
9. Osaka possui um museu inteiro dedicado ao Cup Noodles
No Japão, miojo é cultura. Tanto que o Cup Noodles Museum, como diz seu nome, se dedica totalmente a contar a história do macarrão instantâneo.
10. O primeiro macarrão consumido no espaço foi.... o instantâneo!
Momofuku Andoqueria que o macarrão instantâneo fosse consumido não só aqui na Terra, como no universo também. Por isso criou, antes de morrer, o Space Ramen, um macarrão instantâneo menor que o normal, para não precisar de água, e mais pegajoso, para que não se disperse por conta da gravidade.