Você sabia uma simples palavrinha tem o poder de fazer você viver mais? Ao dizer um ‘Olá’ neste momento à pessoa do lado, onde quer que esteja, você acaba criando uma conexão. “Talvez seja a pessoa sentada ao seu lado no ônibus, o colega de trabalho no escritório ou parada a poucos metros de distância. Ou ainda o vizinho da rua. Quem quer que seja. Nós queremos que você comece essa conversa hoje”, diz Oprah Winfrey, 60 anos, dona da rede de TV OWN e apresentadora mais bem paga dos Estados Unidos.
Oprah criou a campanha mundial Just Say Hello (“Apenas Diga Olá”), que visa promover a gentileza na vida e na internet. A força da apresentadora nas redes sociais tem contribuído para o espalhamento da hashtag #JustSayHello mundo afora e, diariamente, centenas de vídeos e fotos são enviados ao site da campanha por gente do mundo todo.
Mas a apresentadora é clara: o ‘Olá’ é o início da conversa e não o fim. “Tudo bem iniciar uma conversa presencial e online, desde que você não deixe que elas terminem aí”, diz Oprah.
“Todos sabemos que a mídia social nos deixa mais individualistas, mas os especialistas concordam que o mundo online não tem de nos isolar, se o usarmos da maneira certa. Falar pessoalmente é sempre melhor, mas dizer um ‘olá’ virtualmente é melhor do que nada”, diz o Ph.D. em Psicologia da Universidade de Chicago, John T. Cacioppo, citado na campanha. “Quando você usa a mídia social como uma forma de promover interações mais ricas no mundo real, se torna uma coisa boa.”
“É uma saudação simples, mas seu poder é profundo. A ciência revela que a interação social pode nos ajudar a viver de forma mais saudável e de maneira mais feliz. No entanto, muitos de nós estão perdendo chances de conectar-se”, diz Sanjay Gupta, neurocirurgião e professor da Emory University School of Medicine, também ouvido pela campanha. Gupta relata uma “epidemia de tranquilidade que varre a sociedade” e, por isso, “todos nós devemos dizer olá”.
Além dele, contribuem para a campanha especialistas em sono, saúde e bem-estar, assim como artistas como Jimmy Kimmel e Julia Roberts.
Tudo para comprovar que o seu “olá”, ainda que solitário, combate a solidão e pode fazer uma grande diferença.