O restaurante peruano Central, do chef Virginio Martínez, foi eleito nesta quarta-feira (3) o melhor restaurante da América Latina, na segunda edição da premiação realizada pela revista britânica Restaurant, em Lima. Astrid e Gastón, de Gastón Acurio, também do Peru, foi o número dois, e D.O.M., do brasileiro Alex Atala, o número três na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina.
Após receber o prêmio, Martínez declarou estar "alucinado" e disse que em seu restaurante "uma equipe tremenda trabalha com muito amor". "Agradeço a todos os colegas, isto para nós é incrível, não tenho palavras, só agradecimentos", disse o cozinheiro peruano, que também elogiou sua cozinheira e esposa, Pia Leon.
O Central fica no distrito de Miraflores, em Lima, e já havia sido considerado em 2012 e em 2013 pelo guia gastronômica Summum o melhor restaurante do Peru. Ele ocupou o posto 50 na lista dos melhores restaurantes do mundo do ano passado.
Alex Atala foi premiado na cerimônia pelo conjunto de sua obra, em reconhecimento à contribuição para a identidade culinária brasileira, ao apostar em seus pratos nos mais tradicionais produtos típicos, como o açaí, a pupunha e o cupuaçu.
Gastón Acurio, que recebeu essa premiação ano passado, hoje foi reconhecido pelos chefs latino-americanos por sua contribuição à gastronomia da região.
O prêmio de melhor chef feminina foi para a mexicana Elena Reygadas, cujo restaurante Rosetta, na Cidade do México, ganhou elogios da crítica especializada pelos pães e pastas italianas elaboradas de maneira artesanal.
O argentino Osvaldo Gross foi eleito o melhor chef confeiteiro da América Latina, por sua habilidade, precisão e criatividade para combinar os sabores doces.
A lista dos 50 melhores Restaurantes da América Latina foi elaborada por 252 especialistas em gastronomia da região, divididos em quatro grupos de 63 eleitores, responsáveis pelas regiões de México e América Central, Brasil, América do Norte e América do Sul.
Veja a lista completa:
1º - Central, Peru
2º - Astrid y Gastón, Peru
3º - D.O.M, Brasil
4º - Maní, Brasil
5º - Boragó, Chile
6º - Pujol, México
7º - Maido, Peru
8º - Biko, México
9º - Tegui, Argentina
10º - Quintonil, México
11º - Malabar, Peru
12º - Mocotó, Brasil
13º - Roberta Sudbrack, Brasil
14º - Aramburu, Argentina
15º - La Mar, Peru
16º - Tarquino, Argentina
17º - Parador la Huella, Uruguai
18º - El Baqueano, Argentina
19º - Pangea, México
20º - Fiesta, Peru
21º - Chila, Argetnina
22º - La Cabrera, Argentina
23º - Tomo 1, Argentina
24º - Sud 777, México
25º - Manzanilla, México
26º - Merotoro, México
27º - Rafael, Peru
28º - Alto, Venezuela
29º - Oviedo, Argentina
30º - Osaka, Chile
31º - La Picantería, Peru
32º - Gustu, Bolívia
33º - Rosetta, México
34º - Remanso do Bosque, Brasil
35º - Olympe, Brasil
36º - Epice, Brasil
37º - Ambrosía, Chile
38º - Attimo, Brasil
39º - Criterión, Colômbia
40º - Francis Mallmann 1884, Argentina
41º - Amaranta, México
42º - Corazón de Tierra, México
43º - Harry Sasson, Colômbia
44º - Fasano, Brasil
45º - La Bourgogne, Uruguai
46º - El Cielo, Colômbia
47º - Sucre, Argentina
48º - Elena, Argentina
49º - Leo Cocina Y Cava, Colômbia
50º - Pura Tierra, Argentina