A chia é a semente com fibras, proteínas e demais nutrientes, ou seja, ajuda a quem quer emagrecer ou aquele sujeito que não renuncia a refeição leve. Porém, os seus benefícios não se resumem a essas características, não é mesmo? Nesse sentido, as nutricionistas Carolina Chica e Elaine Pádua vão detalhar os benefícios da chia na dieta.
Veja os benefícios da chia na dieta
Gel eficiente
Esse alimento simplesmente absorve água e forma um gel, o que ocupa uma parte do espaço. "São as fibras solúveis as responsáveis por formar um bolo alimentar que proporciona sensação de saciedade", afirma Carolina.
O gel ainda reduz a absorção de açúcares e gorduras na digestão, ajuda tanto no processo de emagrecimento quanto na redução das taxas de colesterol no sangue e, também, na prevenção de diabetes.
Cálcio ajuda emagrecer
Essa substância está presente nesse grão, ou seja, juntamente com a vitamina D é reconhecida pelo impacto na prevenção da osteoporose. O cálcio é indispensável para a manutenção da massa óssea e trabalha ao lado da vitamina D.
Defesa
A chia deve estar presente diariamente ou intercalada com outras sementes, por exemplo: linhaça. Como fazem o intestino operar de forma regular, as fibras interferem no reforço do sistema imunológico, órgão diretamente relacionado com as defesas do corpo.
"O consumo diário de fibras retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e a velocidade do trânsito intestinal", termina a nutricionista Elaine Pádua.
Isso acontece, pois as fibras do tipo solúvel têm a capacidade de formação de um gel, que permanece por mais tempo no estômago, o que dá a impressão de que está "cheio" antes da hora e faz com que essa fome demore para voltar.
Fonte: Site Alto Astral