Oferecimento

O que é magnésio e para que serve!

Entenda para que o magnésio serve, seus benefícios e em quais situações a suplementação é indicada.

17 out 2024 - 05h01
Resumo
O magnésio é um eletrólito importante para o funcionamento do organismo humano, contribuindo para funções musculares, ósseas e metabólicas.
Suplemento de magnésio.
Suplemento de magnésio.
Foto: iStock

Um dos minerais mais presentes no organismo é o magnésio, que existe de maneira abundante no corpo humano e possui papel fundamental para o funcionamento de várias atividades realizadas em nosso metabolismo.

Esse eletrólito é encontrado em diferentes alimentos, o que contribui para a presença de magnésio no organismo em níveis saudáveis. Entretanto, em algumas situações, profissionais de saúde podem recomendar a suplementação do mineral. 

Publicidade

De maneira geral, não há restrições para o consumo de magnésio e ele deve estar presente no consumo de crianças, jovens, adultos, gestantes e lactantes, em quantidades apropriadas para cada faixa etária e organismo. Porém, é preciso tomar cuidado com o excesso de magnésio, que pode ser tóxico se ingerido de maneira exagerada.

O que é o magnésio?

O magnésio é um eletrólito, ou seja, um tipo de mineral que está presente em nosso organismo, sendo um dos mais abundantes, atrás apenas do cálcio, do sódio e do potássio. O magnésio está presente em proteínas e nos ossos, sendo que metade do magnésio do organismo fica localizado na estrutura óssea, sendo importante para sua sustentação.

Estima-se que o organismo humano tenha de 20 a 28 gramas de magnésio, principalmente no esqueleto e nos músculos. A quantidade considerada normal de consumo de magnésio é estabelecida entre 310 e 420 miligramas ao dia.

Além disso, o mineral tem relação com aproximadamente 300 reações metabólicas e bioquímicas do corpo. Por isso, ele serve para uma gama de atividades corporais e traz diversos benefícios para a saúde.

Publicidade

Para que serve o magnésio?

O magnésio tem atuação importante na estrutura óssea do corpo, já que está presente nos ossos. Dessa maneira, ele tem papel na formação de dentes e ossos.

Além disso, ele está relacionado às funções musculares, contribuindo para o funcionamento de músculos e nervos. O bom funcionamento do sistema cardiovascular também ocorre por contribuição do magnésio, já que o mineral tem propriedades que ajudam na regulação do nível de açúcar no sistema sanguíneo e da pressão arterial.

Por fim, o magnésio ainda está envolvido com a metabolização de outros minerais, como o cálcio e o potássio, e com o funcionamento de enzimas que precisam de magnésio para ter energia ao realizar suas atividades metabólicas.

Alguns medicamentos também utilizam o mineral como hidróxido de magnésio, conhecido popularmente como leite de magnésia. Essa substância está presente em laxantes, já que estimula o trato gastrointestinal, e também em antiácidos, por contribuir com a neutralização do ácido estomacal. 

Publicidade

A falta de magnésio, quando o consumo é menor que a faixa de 300 a 300 miligramas por dia, pode causar sintomas como náuseas, perda de apetite, fadiga excessiva, cãibras musculares e dormência na pele. Em casos mais sérios, a falta do mineral pode provocar convulsões e alterações nos batimentos cardíacos. 

Quais os benefícios do magnésio?

Entre os principais benefícios do magnésio para o organismo, estão:

  • Ajudar o desempenho físico, já que o mineral atua no relaxamento e contração de músculos, com potencial para ajudar a aumentar força e resistência;
  • Prevenir doenças como a osteoporose, pois contribui para a atividade das células ósseas e para regulação do cálcio e da vitamina D no organismo;
  • Reduzir o risco de doenças cardíacas e de hipertensão, pela atuação do magnésio nos vasos sanguíneos e por suas propriedades anti-inflamatórias;
  • Diminuir dores de cabeça e enxaqueca, pois sua presença na corrente sanguínea também contribui para a circulação no crânio;
  • Contribuir para o tratamento de diabete, já que a substância está relacionada à metabolização da glicose e produção da insulina;
  • Melhorar a qualidade do sono, principalmente em situações nas quais há desregulação de enzimas e substâncias que são importantes para o descanso do corpo;
  • Combate problemas de azia e má digestão, principalmente quando a substância está na forma do hidróxido de magnésio. 

Quem pode tomar magnésio?

Em geral, não há restrições para o consumo de magnésio, que pode ser absorvido pelo organismo todos os dias. As quantidades necessárias para ingestão diária do mineral aumentam ao longo do tempo, conforme a idade. 

Enquanto bebês de 0 a 6 meses devem consumir diariamente até 30 mg de magnésio, a quantidade para adultos a partir dos 19 anos fica estabelecida entre 310 mg e 420 mg. Além disso, durante os períodos de gestação e amamentação, é indicado o consumo maior de magnésio, com quantidades entre 310 mg e 400 mg.

O magnésio pode ser obtido de maneira convencional pela alimentação, especialmente no consumo de vegetais, carnes, derivados de leite e também na própria hidratação com água, além de isotônicos.

Publicidade

A suplementação é recomendada apenas em situações específicas, quando o organismo não consegue obter a quantidade necessária de magnésio. Isso pode ocorrer, por exemplo, no caso de doenças como o câncer.

A recomendação de suplementos de magnésio deve ser feita por profissional médico, de acordo com cada diagnóstico.

Quais são as contraindicações no consumo de magnésio?

De maneira geral, não há contraindicações no consumo do magnésio. Porém, se consumido em excesso, o magnésio pode se tornar tóxico e trazer sintomas como vômitos, náuseas, diarreia e anormalidades nos batimentos cardíacos. 

Além disso, altas doses do mineral podem ser prejudiciais para quem possui problemas circulatórios ou nos rins, que podem acumular o magnésio no sistema sanguíneo.

Se você quer mais dicas sobre saúde, bem-estar, dieta saudável e muito mais, acompanhe o site Terra Você!

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se