A busca por cirurgias plásticas vem crescendo bastante nos últimos anos e um procedimento muito popular nos consultórios é a mamoplastia. A cirurgia, que visa alterar a aparência dos seios, está entre as mais realizadas no Brasil.
Para entender mais sobre esse procedimento, consultamos o cirurgião plástico Dr. Thiago Cavalcanti, membro da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), que nos explicou os tipos de mamoplastia e como funciona essa cirurgia. Confira:
O que é mamoplastia?
A mamoplastia é um procedimento que altera e/ou corrige o formato das mamas, tornando-as mais harmoniosas e proporcionais em relação ao restante do corpo. A cirurgia pode ser realizada de diferentes formas, adequando-se às necessidades e objetivos individuais de cada paciente.
Quais são os tipos de cirurgia?
De acordo com o cirurgião plástico Dr. Thiago Cavalcanti, existem quatro tipos principais de mamoplastia:
- Mamoplastia de aumento: Essa cirurgia é procurada por mulheres que desejam aumentar o volume e a projeção dos seios. O cirurgião insere implantes de silicone ou utiliza enxertos de gordura para alcançar o resultado desejado;
- Mastopexia: Essa cirurgia é recomendada para mulheres com flacidez mamária, que pode ocorrer após amamentação ou em razão do envelhecimento. O procedimento remove o excesso de pele, recuperando a firmeza e a aparência dos seios;
- Mamoplastia reconstrutiva: Procedimento cirúrgico de reconstrução das mamas, sendo uma técnica muito utilizada por pacientes que precisam realizar a remoção dos seios devido ao tratamento de câncer;
- Mamoplastia redutora: Indicado para mulheres que possuem seios volumosos e pesados, que podem causar dores nas costas e interferir na qualidade de vida. A cirurgia remove os excessos de tecido mamário e de pele, reduzindo o tamanho dos seios.
Cuidados pré e pós-operatórios
Independente do tipo de mamoplastia realizada, existem alguns cuidados que são necessários para uma recuperação sem nenhum problema e também para garantir um resultado ainda mais satisfatório.
Segundo o médico, um dos cuidados principais do pós-operatório é evitar exercícios físicos por 2 a 4 semanas, dependendo do procedimento. No entanto, cirurgias como a redução de mamas que têm cortes maiores podem exigir um cuidado pós-operatório mais prolongado.
Riscos da mamoplastia
A mamoplastia, assim como qualquer cirurgia, pode envolver alguns riscos. O cirurgião plástico Dr. Thiago Cavalcanti explica que eles podem incluir hematomas, infecção e contratura muscular. Porém, esses riscos têm sido reduzidos com recentes descobertas em relação à redução da contaminação e trauma provocada pela cirurgia.