Com o final do ano cada vez mais próximo, as empresas tendem a começar a fazer festas de confraternização. E é melhor você se preparar, pois o compromisso não é apenas um momento para diversão. Sendo assim, pegamos algumas dicas com a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende, para não ser pega(o) desprevinida(o) na festa da empresa. Confira:
Habilidades de socialização
Segundo a profissional, existem dois tipos de pessoas, a tímida e retraída, que não gosta de participar das confraternizações, e as socializáveis, que ficam esperando pela próxima celebração. "Cada um desses perfis deve ter em mente algo muito importante. Cargos de liderança exigem habilidades de socialização, trabalho em equipe e cooperação mútua. E, se você não gosta de festas, talvez o seu plano de crescimento na carreira seja mais demorado. A festa da empresa é um local de confraternização que deve trazer leveza e socialização, mas não se engane, você ainda vai precisar de credibilidade com seus pares depois que a festa acabar e você voltar à sua rotina", aconselha.
Comportamento na festa da empresa
De acordo com Resende, o limite é não ser inconveniente. "Traduzindo, beber, sim, ficar bêbado? Não. Dançar, sim, enlouquecer, de jeito nenhum. Toda diversão tem limite daquilo que é tolerado, então não faça nada que te deixe constrangida(o) no dia seguinte. Mas se você é tímida(o), tenho um segredinho. Convide um acompanhante com quem você se sinta muito à vontade. Cumprimente todos com a sua simpatia e depois curta a festa ao seu modo", conclui.
Evite momentos desconfortáveis com parentes no fim de ano
Outro local que pode ser bem complicado é a festa com parentes, seja natal ou ano novo. Então procuramos três dicas para você se preparar para este momento e, assim, evitar passar estresse. Anote as dicas do professor de desenvolvimento humano e ciência da família da Universidade da Geórgia, Ted Futris:
- Planejamento: Se for você quem irá organizar a festa, primeiramente, defina os limites e alinhe as expectativas. Esclareça quais são suas vontades e pergunte se todos concordam com ela. Ademais, sugira regras, deixando claro que é para evitar os conflitos. Por exemplo, não falaremos sobre política ou a situação de tal momento que possam estar vivendo.
- Siga suas vontades: Caso esteja apenas como convidado no evento, pense no que quer fazer e o horário que deseja ir embora, por exemplo. Isso fará você passar menos raiva.
- Valor dos relacionamentos: Muitas vezes, o conflito pode acontecer. Neste momento, respire fundo e pense o quão importante aquela relação é para você. Às vezes, vale fingir o que está sentindo para não estragar sua noite.