Você sabia que cruzar os braços atrás das costas é visto como um sinal de domínio e autoridade? A linguagem não verbal diz muito mais sobre nós do que imaginamos. Por isso, vamos analisar o movimento de cruzar os dedos, as mãos ou os braços na frente do corpo ao falar, segundo a psicologia.
O que significa cruzar os dedos à frente do corpo?
Começando com os dedos cruzados, ou seja, as mãos entrelaçadas na frente do corpo. Cruzar as mãos está geralmente relacionado a uma reserva em relação ao outro ou a um retorno a si. Do ponto de vista da Sinergologia - disciplina de decodificação e leitura da comunicação não verbal e não consciente -, as mãos em punhos fechados ou com os dedos entrelaçados e dobrados juntos têm um significado claro.
A especialista Eva García Ruiz declarou que "é muito importante prestar atenção à tensão nas articulações. Quando os dedos estão ligados com tensão, eles podem até mudar de cor, o que torna ainda mais óbvio que esse não é um estado mental relaxado. As mãos unidas com tensão nas articulações indicam uma reserva em relação ao outro e uma proteção contra algo que o desagrada".
Por outro lado, como explica a especialista, se o gesto for relaxado e os dedos se apoiarem suavemente um sobre o outro, sem tensão, a linguagem não verbal expressa introspecção.
O que significa ter as mãos cruzadas à frente do corpo?
...
Veja também
Filhos que cresceram sendo comparados com os irmãos apresentam esses 6 comportamentos
O que significa quando uma pessoa desvia o olhar ao falar, de acordo com a psicologia
O que significa o fato de alguém sempre usar preto, de acordo com a psicologia?