Oferecimento

Óleo de copaíba: saiba o que é e os seus benefícios

Antioxidante e anti-inflamatório, o extrato de copaíba pode ser utilizado para tratar problemas de pele e dores crônicas

19 jan 2024 - 15h00
(atualizado às 23h48)

Você conhece o óleo de copaíba? Trata-se de uma resina extraída do tronco da copaibeira, uma árvore amazônica, conhecida na região como "árvore milagrosa". Ele é um dos óleos mais usados na Amazônia e está presente em diversos produtos medicinais e cosméticos. 

Óleo de copaíba possui grandes propriedades medicinais
Óleo de copaíba possui grandes propriedades medicinais
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Para entender um pouco mais sobre o óleo de copaíba, o Alto Astral consultou a especialista em beleza e bem-estar e cofundadora da Amakos da Amazônia, Soon Hee Han, que nos explicou para o que serve e quais os benefícios dessa substância. 

Publicidade

Para que serve o óleo de copaíba?

O óleo de copaíba é rico em sesquiterpenos, como beta-cariofileno e beta-bisaboleno, substâncias ativas responsáveis por suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, analgésicas e expectorantes. 

De acordo com a especialista, o produto pode ser usado topicamente para tratar problemas de pele, como acne, eczema e psoríase. "Vale lembrar que o óleo de copaíba também pode ser utilizado para tratar ainda artrite reumatóide, tendinite, tosse/bronquite, além de gripes e resfriados", completa ela. 

Quais são os benefícios?

Grande parte do seu efeito benéfico é originário da presença do ácido copálico que é anti-inflamatório e antisséptico, por isso, há a indicação para o tratamento de acne, além de melhorar a luminosidade da pele. Isso porque a resina de copaíba possui uma alta capacidade de refletir a luz.

Quais as contraindicações?

O uso do óleo de copaíba via tópica ou oral é seguro para a maioria das pessoas, mas quando consumido ou utilizado em quantidade excessiva, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem vermelhidão ou coceira na pele, dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, tremor e insônia. 

Publicidade

Além disso, o óleo de copaíba não é indicado para crianças. "Mulheres grávidas ou em amamentação que tenham acne devem falar primeiro com o seu médico para liberação de uso. E no caso do óleo para ingestão, só com orientação médica também", destaca Soon Hee.

Cuidados durante o uso

O óleo de copaíba como ativo em cosméticos geralmente é dermatologicamente testado e não precisa de um cuidado específico. "Basta aplicar diariamente o produto em movimentos circulares no rosto até a completa absorção. Agora, para o uso do óleo essencial de copaíba, sempre diluir em óleo vegetal", finaliza a empresária.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações