Às vezes, costumamos dizer que alguma coisa externa a nós tem paz: “Nossa, esse lugar tem uma paz”. Mas não é exatamente o local que tem paz. Ele tem uma harmonia, um equilíbrio, uma verdade que causa paz em nós.
A paz que sentimos nunca é externa, ela sempre acontece dentro de nós. E se entendermos isso, vamos adquirir um poder, uma força absolutamente necessária para que vivamos essa tal paz que buscamos tanto e, às vezes, parece tão difícil de atingir.
Precisamos aprender que essas coisas que são sutis, como a paz, a leveza, a amorosidade, existem. Existem dentro de nós e, por isso, podemos pegar essas sensações e ampliá-las. A paz, portanto, é um estado dentro de você. Ela já existe, só que é preciso cultivá-la.
Mas como cultivar a paz? Através de meditação, de nos amarmos. E, a partir disso, amarmos outras pessoas. E mais importante ainda: só tem paz quem tem coerência. Se você vive uma vida de verdade, faz o que acredita, vive pela sua ética e realmente ajuda a criar um mundo melhor, a paz naturalmente vem. A paz emana da nossa alma.