Você sabe qual é o segredo para um relacionamento que resiste ao tempo? Existem vários motivos para que isso aconteça, mas só o amor não é suficiente. Por mais romântico que pareça, esse sentimento, sozinho, não sustenta um casamento ou namoro.
Segundo os pesquisadores e psicólogos John e Julie Gottman, que estudaram nada menos que 40 mil casais ao longo de duas décadas, há três fatores decisivos que separam os casais que permanecem juntos daqueles que não resistem às tempestades da vida a dois.
A boa notícia? Duas dessas práticas podem ser aplicadas no dia a dia, e a outra envolve evitar um comportamento que é possível controlar. Veja quais são:
Leia mais: As pessoas com relacionamentos felizes costumam ter esses 5 comportamentos sem perceber
1. O que os casais mais bem-sucedidos fazem: reparos
Quando pensamos em "reparar" algo em um relacionamento, a imagem que vem à mente pode ser a de consertar algo quebrado. Mas, para os psicólogos John e Julie Gottman, reparar um relacionamento não é sobre grandes gestos ou pedidos elaborados de desculpas. Trata-se de pequenas ações que mostram ao outro: "Ainda estamos juntos, mesmo que discordemos."
Uma tentativa de reparação pode ser tão simples quanto oferecer um café no meio de uma discussão ou fazer uma piada leve para quebrar o clima tenso. Como explica Julie Gottman, até mesmo gestos pequenos durante uma briga são maneiras de lembrar que, apesar do conflito, ainda existe amor e respeito.
...
Veja também
8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Rússia aprova medida polêmica para aumentar a natalidade do país: é proibido falar em não ter filhos
Esse psicólogo dá dicas de como falar com alguém que não gosta de você