Juntamente com as luzes, decorações temáticas, trocas de presentes e receitas gastronômicas especiais, o Papai Noel é um dos principais símbolos encantadores do Natal. Afinal, é o "bom velhinho" que deixa as crianças todas animadas para a manhã do dia 25 de dezembro, quando um embrulho deve magicamente aparecer embaixo da árvore.
Porém, você sabia que o Papai Noel surgiu de uma mistura de diversas tradições e figuras? Isso mesmo - sua história é um tanto quanto inusitada e cheia de simbologias.
A seguir, Scarlett Dantas, professora de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), explora a origem do Papai Noel, listando as diferentes figuras que se unem no personagem:
São Nicolau
Um cristão grego que viveu no Império Romano entre 270 e 343 e se tornou bispo de Mira. Em virtude dos relatos de milagres associados a ele, São Nicolau foi canonizado e é reverenciado como santo na Igreja Católica e Ortodoxa.
"Muitos de seus milagres estão vinculados à prática da caridade, às doações e à ressuscitação de crianças. Em decorrência disso, 6 de dezembro foi consagrado à troca de presentes e às crianças. 'São Nicolau', 'Saint Nicolas' e 'Sinterklaas' significam o mesmo nome em diferentes origens", destaca Scarlett Dantas.
Papai Noel/Father Christmas
Na tradição britânica, era um velhinho bem-humorado e gordinho, com roupas de peles vermelhas ou verdes e que gostava de música, comida e bebida. No século XVII, em meio a conflitos religiosos, os puritanos tentaram acabar com as tradições católicas, incluindo o Natal.
"O Natal teve sua proibição pelo parlamento britânico em 1644, sendo restaurado 16 anos depois. Como o Father Christmas não tinha vinculação direta com um santo, sua figura se popularizou entre puritanos e católicos", explica. No Brasil, o nome ficou 'Papai Noel', e, em Portugal, 'Papai Natal'.
Santa Klaus
Por fim, no Ocidente, a figura do Papai Noel disseminou-se nos Estados Unidos, onde é o 'Santa Klaus'. Devido à presença de imigrantes, heranças folclóricas e de diferentes tradições se misturaram e transformaram, na primeira metade do século XIX, a figura de Santa Klaus.
O poema ´A visit from Saint Nicholas´, mais conhecido como ´The Night Before Christmas, de Clement Clarke Moore, se popularizou em 1823. "Ele foi o responsável por conceber a figura do Papai Noel, inclusive a ideia de que ele se transporta em um trenó puxado por renas voadoras", acrescenta a docente do CEUB.