Que atire a primeira pedra aquele que nunca sentiu dores nas costas após um dia exaustivo! Desde os mais jovens até os mais velhos, é comum ouvirmos reclamações de desconforto em diversas partes da coluna vertebral. Essas dores podem ter causas variadas, como má postura, sedentarismo ou condições mais graves, como hérnia de disco. Elas podem ser esporádicas e desaparecer após um curto período ou se tornarem crônicas, afetando a qualidade de vida do paciente.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que pelo menos 80% da população mundial sofre com dores nas vértebras. Essa porcentagem, que já é alta, tende a crescer ainda mais nos próximos anos devido à falta de ergonomia nos ambientes de trabalho, especialmente para funcionários remotos que não se preocupam com a postura ao trabalhar.
A coluna tem uma estrutura complexa, composta por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e nervos que trabalham em conjunto para sustentar o corpo e permitir a mobilidade. Quando qualquer um desses componentes é sobrecarregado ou lesionado, o corpo sinaliza com dor.
Portanto, é essencial estarmos atentos aos sinais que nosso corpo nos dá, especialmente em relação à coluna. Muitas vezes, ignoramos pequenos incômodos ou atribuímos a dor ao estresse diário, mas, com o tempo, essas dores podem evoluir para problemas mais graves.
...
Veja também
Dor nas costas: o que pode ser, tipos e como aliviar
Hérnia de disco: o que é, sintomas e tratamento
Sua coluna dói? Fisioterapeuta lista 5 hábitos essenciais para você melhorar
Mitos sobre postura corporal que você acreditou a vida toda
Ajuste sua postura! Saiba mais sobre a origem dos problemas posturais