Embora muito se fale nos cuidados com o rosto, a pele do pescoço também exige nossa atenção, afinal, ela também está vulnerável a danos. Fatores como a exposição excessiva ao sol, má postura e enfraquecimento natural dos músculos da região contribuem para o envelhecimento precoce.
De acordo com Alline Vasconcellos Alves Peral, docente do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, o envelhecimento do pescoço é semelhante ao do rosto. A diferença é que essa região possui menos fibras de colágeno e elastina, além de glândulas que formam o manto hidrolipídico que ajuda a manter a hidratação da pele.
Por esse motivo, o uso de protetor solar acaba sendo muito importante para prevenção do envelhecimento da pele, especialmente do pescoço. "Iniciamos a perda de colágeno aos 25 anos e perdemos por volta de 1% a cada ano. Com isso, começa a necessidade do uso de produtos antioxidantes e cuidados com fotoprotetores. O uso do protetor solar no pescoço deve ser diário da mesma forma que no rosto", pontua.
Segundo Alline, o ideal é que seja utilizado um protetor solar de, no mínimo, FPS 30. "Mais importante do que um fator muito mais alto que esse é a replicação que deve acontecer a cada 2 ou 3 horas", orienta.
Como prevenir o envelhecimento do pescoço?
Além do uso diário do protetor solar, existem vários outros cuidados que podem ajudar a evitar que o pescoço fique mais vulnerável a danos ao longo do tempo. Abaixo, a especialista elenca algumas dicas.
- Usar protetor solar diariamente;
- Usar cremes com vitamina C e colágeno;
- Fazer massagens ascendentes diariamente;
- Consumir boa quantidade de água e realizar uma alimentação adequada;
- Adotar cuidados com a postura e evitar dormir com o travesseiro alto;
- Evitar usar o celular ou o computador por longos períodos, pois também podem influenciar a longo prazo.