Parece complicado alcançar um equilíbrio perfeito na vida. Na verdade, eu diria que é impossível. Mas, em alguns campos da vida, o equilíbrio é essencial. É o caso da autoconfiança, uma característica intimamente ligada à autoestima. À primeira vista, isso pode parecer positivo, mas se falarmos de excesso de confiança, pode ser intimidador para os outros. Você precisa ser confiante, mas sem dominar os outros ou ser intimidador.
De acordo com a Dra. Estrella Flores-Carretero, "o excesso de confiança é um viés cognitivo comum que se manifesta na superestimação da própria capacidade". Também é conhecido como viés de superestimação e "ocorre quando uma pessoa tem uma crença exagerada em suas próprias habilidades, conhecimentos ou julgamentos, em muitos casos mesmo sem ter qualquer experiência anterior ou certeza da situação", explica a especialista.
Se você se identifica com algum desses 8 comportamentos, cuidado, pois seu excesso de confiança pode estar intimidando os outros sem você perceber.
1. Confundir sinceridade com "sincericídio"
Há diferenças entre ser sincero (algo a ser valorizado em qualquer ser humano) e ser um "sincericida", como nos explicou a especialista Raquel Mascaraque. Quando dizemos tudo o que vem à nossa cabeça e sem filtros, corremos o risco de magoar a outra pessoa.
...
Veja também
Metade dos brasileiros guarda dinheiro para gastar com amantes, revela pesquisa