O ganho de peso pode estar relacionado a uma série de fatores, como alimentação inadequada, retenção de líquidos, alterações hormonais, uso de medicamentos, sedentarismo. Cada uma dessas condições impacta de formas diferentes a saúde o bem-estar do paciente.
Um estudo, publicado no International Journal of Preventive Medicine, também apontou que questões emocionais também podem influenciar no aumento de peso, sendo o estresse uma das principais causas. Entenda mais!
Saiba mais: Quando se preocupar com o estresse excessivo?
Por que o estresse pode causar o ganho de peso?
O estresse pode provocar o ganho de peso por estar relacionado ao cortisol, hormônio que - além de auxiliar na regulação do metabolismo e de funções imunológicas - funciona como um regulador de humor. Em situações de estresse, o hormônio é produzido em excesso pelo organismo, gerando um acúmulo de gordura abdominal.
"Isto ocorre porque o hormônio mobiliza o glicogênio, forma de açúcar guardada no fígado, que vira açúcar na circulação sanguínea e como ele não é utilizado, passa a ser depositado no abdômen", informou a endocrinologista Alessandra Rascovski em entrevista prévia ao MinhaVida.
O excesso de cortisol também aumenta o risco do desenvolvimento de diabetes, hipertensão, depressão e até Síndrome de Cushing.
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Síndrome de Cushing: o que é, sintomas e tratamentos
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?