Sentir-se cansado ocasionalmente não deve ser, por si só, um sinal de alerta. Por exemplo, podemos nos sentir cansados depois de uma aula intensa de spinning, depois de um dia ruim no trabalho, depois de um turno duplo de expediente ou após passar o fim de semana inteiro curtindo um festival de música.
No entanto, podemos confundir cansaço com exaustão emocional ou o que também é chamado de síndrome de esgotamento emocional. Esse último não pode ser curado com alguns dias de folga e muitas horas de sono em uma cama confortável. Para isso precisamos pedir ajuda psicológica.
E embora pareça que esse esgotamento emocional só ocorra no trabalho, com o chamado burnout, na nossa vida pessoal também podemos nos sentir esgotados emocionalmente e apresentar comportamentos que, na verdade, são sintomas dele. Segundo vários estudos, o esgotamento mental e seus sintomas afetam entre 10% e 30% da população, por isso não custa nada conhecer seus sintomas.
1. Exaustão constante
Como vai você? Se nos últimos meses a sua resposta a esta pergunta foi "esgotada", não estamos enfrentando um cansaço específico. No caso do cansaço normal, uma boa noite de sono ou um fim de semana de descanso costuma ser suficiente para aliviá-lo. Mas quando você está exausto emocionalmente, o cansaço não desaparece por mais que você durma. É um cansaço mais profundo que deixa você sempre exausto.
2. Problemas para dormir
...
Veja também
Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?