Uma família de Barbacena, em Minas Gerais, alega ter uma das gatas mais velhas do mundo. Segundo os tutores de Esmeralda, a pet teria quase 29 anos. Com essa idade, a gatinha mineira ultrapassaria a idade da dona do título do Guinness World Records, a britânica Flossie de 27.
O caso veio à tona depois que Esmeralda ficou fora de casa por dois dias e foi resgatada por bombeiros. “A ocorrência de desaparecimento da Esmeralda foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. A partir daí, alguns veículos de comunicação nos indagaram sobre ela poder ser a gata mais velha do mundo”, contou Maria Eliza, atual tutora da bichana, em entrevista ao G1.
De acordo com a família, a adoção de Esmeralda aconteceu em 1995 – tanto é que a primeira carteira de vacinação da gata a data de nascimento dela está registrada como 1º de dezembro de 1994. A veterinária do bichinho, Maria Janete Campos, fala como este dia foi definido.
"Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994", disse a veterinária também ao G1. "A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade", adicionou.
A tutora Maria Eliza revela que a gata sempre esteve presente na vida da família. "Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho", disse Maria Eliza.
Maria Eliza chegou a procurar informações para inscrever a gata no Guinness, porém a família não tem condições de arcar com a taxa de cerca de R$ 4 mil. Por enquanto Flossie, de 27 anos, continua sendo a gata mais velha do mundo; nem ela nem Esmeralda, contudo, ultrapassaram o recorde de Creme Puff, um felino que viveu 38 anos.