Quem olha para o focinho de gato não imagina quantas curiosidades interessantes esse órgão esconde. Apesar de ser pequenininho, o focinho é importantíssimo para a comunicação do animal e está relacionado com um dos principais sentidos do felino: o olfato.
Mas se você acha que ele só serve para farejar, está muito enganado. Além dessa característica, o focinho desempenha uma série de funções importantes na vida do animal, capaz de surpreender qualquer um. Continue a leitura para descobrir 5 curiosidades impressionantes sobre o focinho de gato.
1) O focinho de gato funciona como se fosse a 'impressão digital' do felino
Uma das curiosidades mais interessantes sobre o focinho de gato é que cada bichano apresenta um nariz com padrão diferente. Assim como a impressão digital dos humanos, o nariz possui um desenho único em cada felino. Ou seja, o focinho de gato funciona como se fosse uma 'impressão digital', com linhas e marcas exclusivas.
Inclusive, devido a essa característica, hoje já existem aplicativos para localizar o gato através do focinho. No entanto, a maneira mais segura de identificar os felinos permanentemente é por meio do microchip para gatos.
2) O focinho de gato possui mais células olfativas do que o nariz humano
Não é nenhuma novidade que os gatos e cachorros conseguem farejar muito bem. Basta abrir o pacote de um sachê para gatos que, em questão de segundos, eles aparecem do seu lado. Essa característica fantástica só é possível porque os bichanos apresentam muito mais células…