Buster, um cachorro de quatro anos, que vive em Oklahoma, nos Estados Unidos, teve vitiligo. O impacto é claro. Ao longo de dois anos, o animal, que tinha pelagem escura, foi perdendo todo o pigmento e ficou branco.
A perda de coloração dos pelos de Buster foi relatada por seu tutor, Matt Smith, no Reddit. Usuários da rede social se mostraram surpresos com a mudança. "Se você não tivesse mostrado a transição, eu nunca teria acreditado", diz a usuário Laura2782. Outra pessoa contou que ficou surpresa, pois a mesma coisa aconteceu com seu gato.
O que é vitiligo caninino
Vitiligo é uma doença caracterizada pela perda de coloração na pele. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição acontece quando há uma diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
A pasta afirma que as causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
Uma pesquisa do Brazilian Journal of Animal and Environmental Research afirma que o vitiligo canino é comum, mas de maneira localizada, por exemplo no focinho, lábios ou pele. Já a forma generalizada da doença, que ocorre no corpo inteiro, é mais rara.