Caixa de areia fechada ou aberta? Testei ambas com meus gatos e essas foram as minhas impressões

Há muitas diferenças entre a caixa de areia fechada e aberta, e o tutor deve ficar atento a isso antes de adquirir o acessório.

27 mar 2025 - 15h12

Na hora de escolher o melhor banheiro de gato, muitos tutores podem ficar na dúvida entre os diferentes modelos de caixinhas disponíveis. Um dos principais embates é entre a caixa de areia fechada e a caixa aberta. Cada uma tem seus prós e contras, mas será que para os bichanos é a mesma coisa? Ou será que eles têm preferência por algum dos modelos? Fomos atrás de respostas e explicamos qual é a melhor caixa de areia de gato e os motivos dessa escolha!

Caixa de areia fechada parece mais higiênica, mas é mais difícil de limpar

Publicidade

A principal razão para tantos tutores gostarem de caixa de areia fechada é porque ela retém o mau cheiro e ainda evita que os grãos de areia se espalhem com facilidade quando os gatinhos a usam. Além disso, esteticamente, o modelo costuma cair bem com a mobília da casa. Alguns tutores também acreditam que com a caixa de areia fechada, gato tem mais privacidade para fazer suas necessidades.

O contraponto é que a caixa de areia fechada para gatos não é nem um pouco prática de limpar. Ela dá mais trabalho tanto para trocar a areia quanto para higienizar a parte interna com água e sabão, o que deve ser feito semanalmente. Além disso, como muitos modelos vêm com filtro de carvão ativado para reter o cheiro da urina e das fezes do gato, o odor, que fica mais concentrado na área interna, pode acabar incomodando o sensível olfato felino.

Veja mais

Publicidade
Patas Da Casa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações