A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maioria dos felinos é naturalmente territorialista, com dificuldade de dividir o próprio espaço com outro animal. Por isso, uma dica importante, por exemplo, é se certificar de que cada pet tenha seus próprios acessórios — seu próprio comedouro, bebedouro, caminha e caixa de areia.
O ideal é que o número de caixas de areia, inclusive, seja sempre maior do que o de gatos na casa. Ou seja, se você tem dois gatinhos, o recomendado é que tenha pelo menos três caixas de areia disponíveis. Isso vai reduzir bastante as chances de uma disputa de território por causa de recursos.
Além disso, saber como apresentar os animais é outro ponto muito importante quando o assunto é a adaptação de gatos. Para entender melhor como isso deve ser feito, é só continuar a leitura abaixo!
1) O primeiro passo da adaptação de gatos é o isolamento
Antes de tudo, é importante que tanto o gatinho antigo quanto o novo morador sejam isolados um do outro. O certo é estabelecer um cômodo da casa para o gatinho que chegou começar a se adaptar ao espaço e evitar qualquer contato com o gato residente nesse primeiro momento.
Não esqueça de deixar tudo que o animal vai precisar no quartinho escolhido: potinho de ração, água, caixinha de areia e alguns brinquedos para gatos. Isso vai ajudá-lo a se acostumar com os cheiros e sons daquele lugar, sem se sentir ameaçado.
2) Use estímulos olfativos…