É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é amante de doces, pode ficar se perguntando: será que gato pode comer chocolate? Mas é importante ter um cuidado. Antes de fazer qualquer adaptação na dieta do seu pet é fundamental saber quais são os alimentos liberados e proibidos para animais de estimação.
A maneira como o organismo felino funciona é bem diferente da nossa, então nem tudo que nós podemos comer faz bem para esses animais. Se você deseja saber se gato pode comer chocolate ou não, veja um guia abaixo revisado por veterinários para entender tudo sobre o assunto!
Afinal, gato pode comer chocolate?
Não, não pode dar chocolate para gato! Esse, inclusive, é um dos alimentos mais perigosos para os felinos por causa de uma substância chamada teobromina, que é extremamente tóxica para cães e gatos. A teobromina não é metabolizada pelo corpo desses animais, o que leva ao acúmulo do componente no organismo e, consequentemente, deixa o cachorro e gato intoxicados.
Chocolate para gatos: sintomas de intoxicação para ficar atento
O chocolate faz mal para gato e pode causar um quadro grave de intoxicação. Portanto, se você suspeita que seu gato comeu chocolate acidentalmente, é bom ficar atento a sinais como:
- Vômito e diarreia;
- Agitação e hiperatividade;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Tremores musculares;
- Convulsões;
- Coma em casos graves.
Vale destacar que a…