O olhar, movimento da cauda, posição das orelhas e mais: 5 formas de desvendar o que o seu gatinho quer te dizer

A linguagem dos gatos é bastante expressiva, desde que os tutores saibam interpretar corretamente os sinais. Veja algumas dicas para fazer isso!

3 jan 2025 - 14h12

Para muita gente, a linguagem dos gatos parece ser um código secreto indecifrável e complicado, mas não é bem assim que funciona. Diferente dos cães que são bem expressivos, os gatos demonstram o que querem dizer por meio de sinais bem sutis. 

Quem não convive com um felino no dia a dia pode ter um pouco de dificuldade para identificar esses sinais, mas os gateiros de olhar atento já sabem que os gatinhos são ótimos em se expressar. Seja pelo olhar, movimento da cauda ou até pelo miado, é super possível descobrir o que o gato está querendo dizer. Confira a seguir 5 formas que os gatos têm de fazer isso!

Publicidade

1) Na linguagem dos gatos, o olhar fala mais que mil palavras

Descobrir o que um gatinho quer dizer é algo fundamental para fortalecer a relação entre o bichano e o tutor. Por sorte, existem algumas formas de entender o que o animal está querendo expressar, e uma delas é observando o olho do gato. Pode parecer inacreditável, mas a maneira como os gatinhos mexem os olhos pode ser o suficiente para descobrir exatamente o que ele quer.

Um estudo publicado pela revista Scientific Reports revelou que, quando um gato pisca lentamente os olhos para o tutor, ele está querendo dizer que confia e sente carinho por essa pessoa. O gato com a pupila dilatada e retraída também pode ajudar a entender o que o bichano quer dizer. No primeiro caso, a pupila dilatada pode indicar um gato com medo, empolgado e ansioso, enquanto o segundo indica que ele está em…

Veja mais

Publicidade
Patas Da Casa
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações