Veterinária dá dicas importantes, já que a maioria dos bichinhos tem medo dos fogos de artifício
As festas de fim de ano estão chegando, e não é novidade que os fogos de artifício são queridinhos entre os brasileiros. Por mais que alguns municípios já os tenham substituído por drones ou fogos silenciosos, em respeito aos pets e pessoas sensíveis, sempre tem alguém para incomodar.
Os pets sentem mais!
Já se perguntou por que os cães e gatos ficam apavorados com os fogos de artifício? De acordo com a médica veterinária, Fernanda Binati, eles escutam qualquer som em uma frequência muito maior e melhor do que nós, humanos, "isso faz com que a intensidade seja maior também, causando muito incômodo".
Quais cuidados seguir?
Por isso, durante esta época do ano, devemos estar atentos às condições do ambiente que os pets estão, a objetos que podem machucá-lo ou até mesmo possíveis rotas de fuga, já que o medo é tanto, que faz eles quererem ir para um local em que se sintam seguros.
Porém todo esse sofrimento pode ser minimizado, ou até não existir, se os donos seguirem as dicas dadas pela médica veterinária:
- Não deixe os pets em um ambiente que ele não reconhece;
- Certifique-se de que não tem como ele fugir para a rua;
- Feche portas e janelas (para diminuir o barulho externo), mas deixe o ambiente bem arejado;
- Coloque uma música tranquila para acalmá-lo;
- Se o pet estiver sozinho, deixe uma peça de roupa com o cheiro do tutor para que ele se sinta seguro.
- Medicamentos
Algo que virou comum para esses casos são medicamentos naturais e controlados, que podem ajudar nessa ansiedade. Porém, Fernanda alerta para a importância de procurar um médico veterinário para a prescrição correta.
Técnicas para acalmar os pets
Existem algumas técnicas para fazer com o cachorro, a principal é uma amarração com uma toalha, conhecida como Técnica Tellington Touch, no qual a veterinária explica que o pet se sente "amparado pela mãe" como é feito quando eles são filhotes. "Porém em alguns animais não é totalmente eficaz", alerta.
Confira passo a passo da Técnica Tellington Touch:
Amarre o pano no cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito) e finalize dando um nó na região traseira, mas certifique-se que não está exatamente sobre a coluna. Lembre-se, é claro, de não apertar muito a faixa. Ela não pode ficar muito apertada no corpo do cão, causando desconforto ou incômodo. É importante fazer antes de iniciar os fogos.
Para os gatos, Fernanda explica que colocar tocas, como simples caixas de papelão ou aquelas compradas em pet shops, podem ajudar a fazer com que eles se sintam mais seguros.