Na última semana, você deve ter visto na internet que os pincéis de maquiagem podem acumular tantas bactérias que ficam mais sujos até do que a privada. Inclusive, é possível que tenha ficado em dúvida sobre a veracidade da informação, que pode parecer meio absurda em um primeiro momento.
No entanto, isso é real. Um estudo feito pela empresa de cosméticos Spectrum Collections no Reino Unido e conduzido pela cientista cosmética Carly Musleh chegou exatamente a essa conclusão. E sim, não limpar os pincéis de maquiagem pode deixá-los tão sujos quanto um assento de vaso sanitário.
O estudo, publicado no último dia 12, comparou dois conjuntos de pincéis de base, um limpo e outro sujo, que foram testados por duas semanas. Nos objetos sujos, apareceram traços potenciais de E.Coli, levedura e mofo, enquanto os limpos tinham bem menos bactérias.
Isso mostra como limpar os pincéis de maquiagem tem um grande resultado. Porém, grande parte das pessoas que usam esses itens não os limpam com a frequência necessária.
Segundo o estudo da Spectrum Collections, 20% dos clientes que participaram da pesquisa admitiram que higienizavam os objetos apenas uma vez a cada três meses, sendo que o correto seria fazer isso pelo menos uma vez por semana.
Assim, para você não acabar usando na sua pele pincéis de maquiagem tão sujos quanto um vaso sanitário, é melhor aprender de uma vez por todas a limpá-los corretamente, não é mesmo? Veja a seguir como fazer essa higienização:
Passos para limpar os pincéis de maquiagem
1º passo: Use água corrente para molhar as cerdas dos pincéis.
2º passo: Coloque um pouco de xampu (de preferência os para bebês) ou detergente neutro na mão e esfregue as cerdas dos pincéis.
3º passo: Utilize água corrente para enxaguar as cerdas.
4º passo: Seque os pincéis colocando-os em uma superfície e com as cerdas viradas levemente para baixo. Se for possível coloca-los sobre uma toalha, ainda melhor.