Com olhos vermelhos, boca branca e uma cor azul incomum, ela é uma das cobras mais exóticas que existem. Esta é a Trimeresurus insularis, pertencente à família Viperidae.
Embora seja nativa da Ásia e viva principalmente na Indonésia, um exemplar desse réptil foi resgatado em 2023, no Brasil, de um traficante de animais e agora vive em cativeiro no Instituto Butantan, em São Paulo.
Segundo o comunicado, o exemplar mede apenas 65 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de 60 gramas. No entanto, alertam que, apesar do seu tamanho e dos seus movimentos aparentemente calmos e precisos, esse é um animal altamente perigoso. Como explica Carlos Jared, do laboratório de Biologia Celular do instituto, é uma víbora venenosa.
Leia também: Entenda melhor quais as reações alérgicas às picadas de insetos
A víbora da ilha de lábios brancos
Comumente conhecida como víbora-das-ilhas-de-lábios-brancos, essa espécie de cobra geralmente é de cor verde. É por isso que o espécime que hoje vive no Instituto Butantan é, na verdade, bastante raro. No entanto, apesar de sua beleza, é um animal com um veneno muito poderoso, pior que o da cascavel, para o qual é difícil encontrar um antídoto na América.
...
Veja também