Para muitas pessoas, olhar a data de validade de uma make antes de usar é algo que nem passa pela cabeça. Afinal, será que faz tão mal assim? Além disso, há casos onde maquiagens fora da validade são utilizada e nada acontece.
Apesar disso, nem sempre dá para contar com a sorte. Em algum momento, o uso de uma maquiagem fora da validade pode sim causar problemas, mesmo que isso nunca tenha ocorrido com você antes.
"É importante respeitar a data que vem na embalagem, pois ela não está lá à toa e não é porque você usou um produto vencido alguma vez e não fez mal que isso não cause algum dano futuramente", diz Daniela Pontes, especialista em biossegurança.
Motivos para respeitar a validade das maquiagens
Um dos motivos mais importantes para respeitar as datas estipuladas pelos fabricantes é justamente porque cosméticos contêm ingredientes que, ao longo do tempo, podem sofrer alterações químicas e microbiológicas. Com isso, surgem riscos de acne, foliculite, conjuntivite, descamação, entre outros.
No caso dos produtos líquidos, sua validade é ainda menor que a dos cosméticos em pó, então os cuidados devem ser em dobro. Além disso, limpar os pincéis e esponjas de maquiagem também é importante para evitar contaminações faciais.
Outra orientação de Daniela é, mesmo que a maquiagem não esteja fora da validade, é importante parar de usar caso surja mudanças na textura, cheiro ou coloração. Isso porque, ela pode ter sido comprometida mais rapidamente por conta de um armazenamento inadequado ou caso a sua marca não seja confiável.
Sinais de atenção
Usou uma maquiagem fora da validade antes de perceber que a data já havia passado? Então lembre-se de tomar cuidado se alguns sinais surgirem. Caso sinta sintomas como:
- vermelhidão;
- ardor na pele.
Esses são indícios comuns de surgir quando uma maquiagem que já não está boa. Por isso, sempre que esses sintomas aparecerem, é imprescindível retirar a make imediatamente e higienizar bem a região.