Quem tem um bichano como pet talvez já tenha se perguntado o porquê gatos ronronam, não é mesmo? E a dúvida fica ainda mais forte quando o felino ronrona muito. Mas afinal, esse é um motivo para se preocupar?
Para te ajudar a entender melhor os motivos de gatos ronronarem, consultamos a médica-veterinária Danieli Perez Fernandes. Veja a seguir:
Motivos por trás do ronronar de gatos
De acordo com a especialista, um dos mais comuns para os gatos ronronarem é a satisfação. "O fato de o gato ronronar pode estar relacionado a sentimentos de alegria e satisfação, até porque o felino costuma ter essa ação quando está no colo de seu tutor, recebendo carinho", explica Danieli.
Porém essa não é uma regra, já que os gatos ronronam por diversos motivos. "O ato pode indicar ainda uma forma de comunicação do animal, bem como situações de estresse, insatisfação, fome, bem como de adaptação a um local desconhecido", relata a veterinária.
Além disso, o ronronar pode também indicar algum problema de saúde. Então para diferenciar melhor o motivo de cada ronronar, é preciso observar o animal e entender quando ele apresenta esse comportamento. E é justamente a observação que vai te ajudar a perceber se o gato ronrona de forma excessiva ou não.
Meu gato não ronrona: devo me preocupar?
Por serem animais conhecidos por ronronarem, gatos que não emitem o "barulhinho" acabam gerando preocupação nos tutores. Porém, segundo Danieli, isso não é necessário, já que alguns felinos podem, de fato, não ronronar.
"Isso pode ocorrer e não é algo preocupante. Na maioria das vezes, os gatos começam a ronronar ainda filhotes, com poucos dias de vida. Costuma ocorrer durante a amamentação, como forma de pedir carinho por parte do filhote e pela mãe, como retribuição. Entretanto, na ausência desse vínculo afetivo, é possível que naturalmente o gato na ronrone", explica a profissional.
Fonte: Danieli Perez Fernandes, médica-veterinária, docente e supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK