Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado

Tem o costume de esquentar líquidos no micro-ondas? Entenda por que isso pode ser perigoso e como evitar acidentes com dicas simples.

31 mar 2025 - 13h46
(atualizado em 1/4/2025 às 10h15)
@Unsplash
@Unsplash
Foto: Minha Vida

Você já colocou uma xícara de água ou leite no micro-ondas e, ao mexer com a colher, o líquido borbulhou de repente? Esse é um perigo real e pouco conhecido: o superaquecimento. Diferente do fogão, onde a água ferve visivelmente, no micro-ondas o líquido pode atingir temperaturas altíssimas sem borbulhar — até que um simples movimento desencadeia uma fervura explosiva. 

O resultado disso é o grande risco de queimaduras graves e até danos ao aparelho. Parece inofensivo, mas entender esse fenômeno pode te ajudar a evitar acidentes na cozinha. Entenda por que isso acontece e saiba como se proteger.

Publicidade

Leia mais: 5 dicas para usar o micro-ondas de forma mais segura e saudável

Por que não é uma boa ideia aquecer água ou leite no micro-ondas?

A tecnologia facilita muitas tarefas do dia a dia, mas também pode causar riscos. Os perigos de aquecer líquidos no micro-ondas têm sido amplamente discutidos. Apesar da praticidade, o processo físico envolvido no aquecimento pode representar uma ameaça à segurança.

Isso acontece porque o micro-ondas pode aquecer líquidos além do ponto de ebulição sem que se formem bolhas visíveis. Assim, um simples movimento pode fazer com que o líquido borbulhe de repente, provocando queimaduras ou até um curto-circuito caso a água se espalhe dentro do aparelho.

...

Publicidade

Veja mais

Veja também

Poucas pessoas sabem, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser contraindicado

A Geração Z está redefinindo a hierarquia no trabalho e não reconhece seus chefes: ou eles são líderes, ou não são nada

Digitalizar absolutamente tudo está reconfigurando nossos cérebros: "As novas gerações são as primeiras com um QI menor que o de seus pais"

A Geração Z matou o chefe autoritário da geração baby boomer. Eles preferem líderes transparentes e vulneráveis e há uma razão

A Coreia do Sul está envelhecendo tanto que optou pela solução mais radical: substituir seus idosos por uma retórica preconceituosa com relação à idade

Publicidade
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações