Oferecimento

Protetor solar e pele negra: como evitar efeito esbranquiçado

A baixa quantidade de produtos voltados para essa população faz com que truques para a aplicação de filtros solares sejam necessários. Confira

6 jan 2025 - 12h44
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Muitas pessoas com a pele negra, principalmente retintas, ficam com vestígios esbranquiçados e com o tom da pele acinzentado ao aplicarem grande parte dos protetores solares disponíveis no mercado. Este efeito também é conhecido como white cast. Mas por que ele acontece?

Segundo a pesquisa Afroconsumo 2021, realizada pela NielsenIQ, dos 110 fabricantes de protetor solar presentes no Brasil, apenas 4 possuem opções voltadas exclusivamente para a população preta.

Publicidade

Assim como cada tipo de pele, seja ela seca ou oleosa, pede por produtos exclusivamente voltados para essas condições, a ancestralidade também possui forte influência nas necessidades de cada indivíduo.

Segundo Katleen da Cruz Conceição, médica representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele negra costuma produzir uma quantidade maior de óleo no rosto, enquanto o corpo apresenta sinais de ressecamento. Assim, algumas substâncias são mais indicadas para a hidratação dessa população.

LEIA MAIS: Hidratação da pele negra: quais substâncias são indicadas?

Protetor solar x pele negra

Quando uma empresa desenvolve um produto destinado a um tipo de pele, o esperado é que estudos e testes tenham sido realizados com o envolvimento de pessoas que se encaixem no perfil do público alvo.

Publicidade

...

Veja mais

Veja também

Câncer de pele: sintomas, tipos, imagens e se tem cura

Protetor solar em cápsula: o que é e como usar?

Se você usar esses dois produtos na sua rotina de skincare, vai ficar longe do envelhecimento por bastante tempo

7 cosméticos que grávidas NÃO podem usar no skincare (retinol é um deles!)

Descubra o que é milium e como removê-lo do rosto

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações