A proximidade do verão aumenta a busca pelo protetor solar. O produto é fundamental para manter a pele saudável, porém muita gente pode ter dúvida sobre qual a quantidade certa de protetor solar aplicar na pele para protegê-la dos efeitos do sol como manchas e rugas.
De acordo com a dermatologista Dra. Ana Maria Pellegrini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o correto é aplicar o equivalente a uma colher de chá de protetor solar no rosto, pescoço e cabeça. Também deve-se aplicar a mesma quantidade no tronco (frente e costas) e em cada braço e perna.
"A forma certa de aplicar o protetor solar é 30 minutos antes da exposição solar, sem roupa, de maneira uniforme, espalhando bem e evitando acúmulos em algumas áreas. Nunca esquecer das mãos, pés e orelhas", completa a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Regra dos três dedos
A regra dos três dedos, que consiste em preencher na extensão de três dedos da mão com o protetor solar e aplicar em camadas na face, é um truque muito utilizado pelas pessoas para saber a quantidade certa de protetor solar para aplicar no rosto.
A regra é até prática, mas não "padroniza" a quantidade de produto na pele, pois o dedo de uma pessoa varia para outra. "Além disso, a quantidade que se coloca em cada dedo também pode variar (a espessura do protetor solar sobre cada dedo)", diz Pomerantzeff.
Por isso, o ideal é utilizar a regra somente quando o produto for aplicado na face. "Podemos utilizar a regra de três dedos para a face ou três camadas (colocar uma sobre a outra esperando secar um pouco) para ficar mais simples", orienta Pellegrini. Mas lembre-se de espalhar o produto uniformemente por toda o rosto, viu?
Frequência da aplicação
As médicas pontuam que os produtos com e sem cor devem ser usados e reaplicados na mesma quantidade e frequência. "Use sempre um FPS de no mínimo 30 e reaplique o produto a cada duas horas em exposição direta ao sol", explica Pomerantzeff.
A especialista também indica a adoção de outras estratégias de proteção da pele contra os danos causados pelo sol. "Preferir a sombra e usar roupas, chapéu e óculos para se proteger ainda mais são atitudes recomendadas", finaliza a dermatologista.