Retiro dos Artistas: Fotógrafo revela rotina e explica superação de doença

Silvio Pozatto, que também é ator, conta como é a vida no lar dos veteranos das artes e explica avanços no tratamento de condição neurológica degenerativa

12 dez 2024 - 08h23

Uma vida dedicada à arte de eternizar momentos, lugares e pessoas. Estamos falando do fotógrafo e ator Silvio Pozatto, morador do Retiro dos Artistas, local que abriga veteranos das artes, no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva à CARAS Brasil, o profissional de 69 anos fala sobre a rotina e sobre as impressões.

Silvio Pozatto é morador do Retiro dos Artistas
Silvio Pozatto é morador do Retiro dos Artistas
Foto: Acervo Pessoal / Bons Fluidos

"Eu tinha uma opinião romântica antes de conhecer aqui. Imaginava o que podia ser isso aqui e no dia que eu conheci, eu fui convidado para morar aqui. Eu aceitei na hora! Morava em Copacabana, em um apartamento maravilhoso. Estou muito feliz aqui, satisfeito. As pessoas são gentis, muito carinho, muito cuidado, eu me sinto, às vezes, até paparicado", diz ele.

Publicidade

Em conversa com o jornalista Arthur Pazin, ele conta como foi descobrir que tinha doença de Parkinson, uma condição neurológica degenerativa que afeta o sistema motor do corpo. Inicialmente, teve que se afastar da vida artística. Depois, vei a revolta. No entanto, entendeu que precisava encarar de frente a condição e iniciou tratamento. "A minha fala hoje está perceptível, mas tem dias que nem eu sei [o que falei]. Eu fiz muita coisa, foi muito intenso", diz o profissional.

Exposição de fotos no Retiro dos Artistas

Silvio recebeu um convite para exposição no Retiro dos Artistas. "Isso me obrigou a visitar minha obra, mexendo no acervo, nas caixas", afirma. Por fim, depois de 14 anos sem visitar o acervo, ele conta o que achou da experiência:"Foi maravilhoso, fui obrigado a renovar minha opinião sobre mim mesmo. [Descobri] que eu sou melhor do que eu pensava", conclui.

Como ator, Silvio já participou de mais de dez novelas, incluindo "Roque Santeiro" (1985) e a primeira versão de "Pantanal", em 1990, quando viveu o personagem Rúbem, amigo de Madeleine, interpretada por Ingra Liberato. Além disso, tem trabalhos no teatro e campanhas publicitárias.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se