Brasileiro adora mesmo um feriado, não é mesmo? Só em 2023, serão nove feriados nacionais em dias úteis, quatro deles prolongados. Por isso, a tendência é que muitas pessoas decidam fazer viagens para se divertir com a família ou os amigos (ou sozinhas mesmo) neste ano.
Se você faz parte desse time, saiba que, com isso, aumenta-se a demanda por hotéis e transportes, assim como os preços também. Separamos algumas dicas da agência de viagens corporativas VOLL para você economizar nos seus passeios!
Planeje as viagens com antecedência
O ideal é que a compra das passagens aéreas aconteça, ao menos, três semanas antes da viagem. Afinal, os preços vão aumentando com a aproximação da data, até porque muitas vezes o número de aeronaves não é capaz de atender a demanda.
Para um voo que sai de São Paulo com destino ao Rio, por exemplo, a mesma passagem pode ter um aumento maior que 200% se, em vez de comprada com 20 dias de antecedência, ela for adquirida apenas 3 dias antes. Então, vale ficar de olho para não gastar bem mais à toa, viu?
Seja flexível para encontrar o melhor custo-benefício
Para economizar, é hora de buscar dias e horários menos disputados pelos viajantes, fazer testes de compra de turnos diferentes para a mesma viagem e até de aeroportos diferentes.
Um exemplo, segundo dados da VOLL, é Maragogi, em Alagoas. A cidade está praticamente à mesma distância tanto do aeroporto de Maceió (124km), capital do mesmo estado, quanto de Recife (130km), capital do estado vizinho, Pernambuco. Assim, vale escolher aquele com melhor custo-benefício no momento.
Essa dica de ser flexível vale, inclusive, também para a escolha da hospedagem e até de alguns passeios que serão feitos no destino.
O tipo de transporte
Mesmo se tratando de viagens nacionais, é importante lembrar que o Brasil é um país de dimensões continentais. E para determinados destinos, não há outra opção de transporte tão eficaz quanto o deslocamento aéreo. Então, o que vale nesse momento é sempre pensar bem na hora de escolher o meio de transporte a ser utilizado para a viagem, visando sempre o melhor custo-benefício.
A tecnologia é sua aliada
Fazer múltiplos testes de passagem, estadia e outras necessidades, além de analisar e encaixar os resultados, pode dar trabalho, mas é importante. Portanto, a dica que fica é: use a tecnologia a seu favor.
Já existem vários aplicativos e plataformas que podem te ajudar nessa tarefa, auxiliando no momento de entender quais opções de estadia e transporte serão mais adequados e benéficos no seu caso. Ou seja, basta dar aquela pesquisada para encontrar essas ferramentas e tornar o seu trabalho mais simples!