Ansiedade: 5 dicas para reduzir e controlar os sintomas

A ansiedade é um transtorno que impacta a qualidade de vida, mas algumas ações ajudam a controlar os sintomas da condição

12 nov 2023 - 09h01
(atualizado em 13/11/2023 às 19h11)

O Brasil lidera o ranking de países mais ansiosos do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, 18,6 milhões de brasileiros possuem o transtorno de ansiedade, que pode reduzir a qualidade de vida, dependendo da sua gravidade.

Ansiedade atinge grande parte dos brasileiros -
Ansiedade atinge grande parte dos brasileiros -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O psiquiatra especialista em ansiedade, Dr. Flávio H. Nascimento, explica que algumas medidas podem ajudar a diminuir os sintomas da condição no dia a dia, além do tratamento médico. 

Publicidade

Abaixo, o profissional elencou 5 cuidados simples que ajudam a controlar e reduzir os sintomas da ansiedade. Confira:

1. Distraia seus pensamentos

Segundo o especialista, existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade. "Por isso, saber controlar esses pensamentos e alterá-los quando necessário, mudando seu foco para outras atividades, é importante para evitar crises", orienta. 

2. Água fria

Tomar banhos frios regularmente pode ajudar a diminuir a ansiedade. O médico explica que a água gelada ajuda a acionar neurotransmissores relacionados ao bem-estar que podem aliviar os sintomas de crises de ansiedade.

3. Exercícios físicos

A atividade física também pode reduzir os sintomas do transtorno. "A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar", revela Nascimento. 

Publicidade

4. Respiração

Algumas técnicas de respiração contribuem para o controle da condição. "A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade, pois permite o controle dos sintomas físicos, gerando uma sensação de relaxamento", explica o médico. Ele orienta a sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca lentamente, sentindo seu corpo durante cada respiração.

5. Sono

Dormir bem é fundamental para evitar crises de ansiedade. "Durma oito horas por dia, evite dormir apenas de madrugada e evite interrupções. Além disso, opte sempre por dormir em um quarto totalmente escuro", orienta o especialista. De acordo com ele, bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, estresse e ansiedade.

Fonte: Saúde em Dia

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se