Rotinas de autocuidado são importantes para prevenir doenças, melhorar o bem-estar e até a felicidade. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta com frequência como é necessário se atentar aos hábitos saudáveis, além de evitar aqueles que façam mal à saúde (como o tabagismo e a má alimentação).
Por sua vez, hábitos saudáveis não se resumem apenas a exercícios físicos ou alimentação saudável. "Coisas mais simples, como tempo com amigos, cuidar da alimentação, tirar um tempo para o ócio, para você, sem trabalho, sem cobrança, também são parte do autocuidado", explica a psicanalista Ana Tomazelli.
Para te ajudar a criar essa rotina de cuidados consigo mesma, separamos 5 dicas da especialista. Apesar de simples, elas fazem toda a diferença. Confira!
Nada de ficar parada!
Deixar a vida sedentária de lado é muito importante! A atividade física reduz o estresse, sintomas de ansiedade e quadros depressivos, melhora a qualidade do sono, potencializa a capacidade de aprendizagem, melhora a força e a flexibilidade, ajuda a manter a pele mais bonita e previne a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, entre outros inúmeros benefícios.
Agora se você não curte academia, não se preocupe! Existem outras atividades que você pode achar mais prazerosas, como caminhar pelo bairro três ou mais vezes na semana, ou praticar esportes. Todas elas vão ajudar na luta contra o sedentarismo.
Lembre-se da importância do sono
Poucas coisas fazem tão mal para a saúde física e mental quanto dormir mal por noites seguidas. Por isso, tenha cuidado com os seus horários de dormir e acordar, já que esse descanso é essencial para repor energias e regular o metabolismo.
Tenha uma rotina de skincare
Quem disse que o skincare está ligado apenas à estética? Na verdade, essa prática tem tudo a ver com o relaxamento e até com a saúde da pele, que é o maior órgão do corpo humano. Ou seja, capriche na limpeza, esfoliação, hidratação e proteção da pele no geral! Uma dica de skincare é o Skin-icing. Confira no vídeo:
Fale sobre seus sentimentos
Colocar para fora o que sentimos é essencial! Além de ajudar no autoconhecimento, essa prática ainda impede que vai te impedir de guardar tudo dentro de você, o que pode futuramente acarretar em problemas ligados à saúde mental e física. Nesse sentido, você pode desabafar com amigos e familiares em quem confie, mas a terapia com um profissional também pode ser muito benéfica.
Não se esqueça de cuidar da saúde
Com todos os afazeres do dia a dia, é comum deixar passar alguns check-ups médicos. Porém, checar a saúde regularmente é necessário. Essa é uma maneira de descobrir no começo e melhorar as chances de um tratamento bem-sucedido.
Fonte: Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem - Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas.