A Noruega é um verdadeiro exemplo que muitas outras nações do planeta visam alcançar: um dos países com os mais altos níveis de felicidade, uma economia igualitária, um lugar privilegiado no ranking de nações por PIB per capita e gastos com bem-estar social, e um estado com um confortável ganho orçamentário.
No entanto, apesar de tudo isso — ou talvez exatamente por causa disso —, surgiu na Noruega um sentimento que tem pouco a ver com contentamento: um sentimento de culpa que se reflete em seus filmes e séries e que já capturou o interesse de especialistas. Eles até lhe deram um nome: "scandiculpa".
Leia mais: Povo mais feliz do mundo tem duas vantagens que o brasileiro ainda está longe de ter
Noruega, o país mais "feliz"
Os noruegueses são felizes. Ou pelo menos mais felizes do que os habitantes da maioria dos outros países, de acordo com o estudo publicado periodicamente pela SDSN (Sustainable Development Solutions Network), que mede algo tão abstrato e variável quanto a felicidade.
Com base em aspectos como apoio social, nível de renda, saúde, liberdade, generosidade e nível de corrupção em uma centena e meia de nações do mundo, os especialistas da SDSN criam um "TOP 10" dos países com os mais altos níveis de felicidade. A Noruega está em sétimo lugar, entre a Suécia e a Suíça.
...
Veja também
Esses são os 4 hábitos que as pessoas mais felizes praticam, segundo psicóloga