O humorista Ed Gama revelou na segunda-feira (30/9) que enfrentou um período conturbado por conta da depressão e da síndrome de burnout, um quadro de exaustão extrema decorrente de uma rotina desgastante. A informação foi dada no programa "Sábia Ignorância", do GNT.
A atração de Gabriela Prioli comentava sobre o cansaço na sociedade atual, quando Gama relatou que sentia sintomas físicos no começo das condições mentais. O comediante contou que sentia formigamentos no braço, combinado a uma ardência na nuca.
Antes de considerar um abalo psicológico, Gama afirmou que tentou encontrar tratamento com um clínico geral para resolver as questões. "Pensei: 'Meu Deus, vou ter um infarto!'. Aí eu procurei um clínico, que me passou um check-up e descobriu que meu problema não era físico e, sim, mental", explicou ele.
"Entendi que aqueles sinais que ignorei o tempo inteiro já me falavam que meu burnout estava prestes a acontecer, e o negligenciei por muito tempo", seguiu o humorista, que participa do "Domingão" ao lado de Lívia Andrade e dona Déa Lúcia.
Tem que descansar!
No decorrer do relato, o comediante reconheceu que estava com a "mente em ebulição" devido ao acumulo de tarefas diárias, principalmente com a responsabilidade de produzir vídeos para as redes sociais. "Muitas vezes me vejo obrigado a pensar no vídeo do dia seguinte. Quando descanso, sinto que fico mais criativo", confessou Ed Gama.
"Faço terapia, tomei remédio, tive burnout (esgotamento extremo) e depois descobri uma depressão. Percebi que estava com a minha vida totalmente desregulada", seguiu o humorista, que ajudou a rotina com atividades físicas e tempos de descanso. "Quando consegui fazer o combo mental, exercício e dormir melhor, senti que o meu dia era totalmente diferente e passei a valorizar mais o descanso", finalizou.